SABERES E PROCESSOS EDUCATIVOS NAS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO EM TERRITÓRIOS INSULARES.

Autores/as

  • Maria Graça Silva Universidade do Estado do Pará/Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46110

Palabras clave:

Saberes do Trabalho, Processos Educativos, Territorialidade Ancestral. Biodiversidade.

Resumen

Busca analisar saberes e processos educativos inscritos em experiências de trabalho dinamizadas por mulheres e homens que integram a Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais de João Pilatos (AMPPRJP), que no cotidiano social informam relações com a biodiversidade local, examinando perspectivas de diálogo com práticas educativas escolar do campo. Trata-se de uma comunidade insular amazônida, cujas territorialidades guardam memórias de uma ancestralidade que se efetiva por meio de uma relação intensa e sistemática com a natureza, nem sempre reconhecida e considerada pelas políticas públicas. Metodologicamente opta pelo materialismo histórico, com uso de entrevistas semi-estruturadas.  Os resultados da pesquisa indicam a centralidade do trabalho como um meio de sobrevivência do grupo familiar, cujas práticas produtivas são permeadas por princípios educativos e se constituem em espaços de circulação de saberes, de vivências e sociabilidades dos grupos sociais da comunidade e promovem impacto positivo nas suas realidades e  aproximação e diálogo com a escola local.

Palavras-chave: Saberes do Trabalho, Processos Educativos, Territorialidade Ancestral. Biodiversidade.

 

 

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Biografía del autor/a

Maria Graça Silva, Universidade do Estado do Pará/Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação.

Professora do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais (DFCS) e Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE-UEPA).

Publicado

2017-12-07

Cómo citar

SILVA, M. G. SABERES E PROCESSOS EDUCATIVOS NAS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO EM TERRITÓRIOS INSULARES. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 377–395, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i2.46110. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/46110. Acesso em: 22 nov. 2024.