PROCESSOS FORMATIVOS NA REDE COQUE VIVE (Recife-PE): CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A EDUCOMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40805Palabras clave:
Rede Coque Vive. Educomunicação. Rede Associacionista. Práticas Formativas.Resumen
Este artigo versa sobre os elementos formativos identificados nas atividades desenvolvidas pela rede associacionista Rede Coque Vive (RCV). O trabalho de tese desenvolvido analisou a formação do educomunicador, questionando os contextos de formação e práticas educomunicativas. Buscamos saber de que maneira as interações entre os membros RCV constituem um espaço-meio de formação do educomunicador e como a RCV se apresenta como um veículo de circulação e apropriação de conhecimentos em educomunicação. Adotamos os princípios do estudo de caso etnográfico, os dados foram obtidos a partir de entrevistas, de questionários, de análise documental e de observação. Constatamos que as atividades educomunicativas presentes na RCV contribuem para a formação de educomunicadores e para o protagonismo juvenil. Esses conhecimentos não são apenas relacionados à apropriação de conteúdos, mas a outros elementos que fornecem a base para o conhecimento da educomunicação e refletem na formação humana.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.