A EDUCAÇÃO FEMININA NA FRONTEIRA DA AMAZÔNIA: ESCOLAS PARA AS MULHERES NO EX-TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ (1949-1964)

Autores

  • TATIANA PANTOJA OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ/EGRESSA GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ/DOCENTE
  • NORMA IRACEMA DE BARROS FERREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ/DOCENTE

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.48965

Palavras-chave:

Estado. Igreja Católica. Educação Feminina. Cultura Escolar. Habitus.

Resumo

O presente trabalho contextualiza o debate sobre a educação feminina no Brasil e no Amapá, conjugando a pesquisa bibliográfica e a empírica, utilizando metodologia da História Oral, em análise às entrevistas semi-estruturadas, concedidas por 9 ex-alunas da Escola Doméstica de Macapá, além dos relatos da 10ª egressa, condensados em uma autobiografia. Apresenta um dos resultados da dissertação de mestrado “público/confessional, cultura escolar e formação de habitus: a Escola Doméstica de Macapá/AP (1951-1964), versando sobre a incorporação de habitus por meio da cultura escolar da referida escola. O embasamento teórico reveste-se do conceito de habitus, de Pierre Bourdieu, e de cultura escolar, de Dominique Julia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

TATIANA PANTOJA OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ/EGRESSA GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ/DOCENTE

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (PPGMDR/UNIFAP). Especialista em História Social e Cultural da Amazônia e possui graduação em História. É professora de História da rede pública de ensino do Governo do Estado do Amapá. E-mail: tatiapantoja@gmail.com

NORMA IRACEMA DE BARROS FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ/DOCENTE

Professora da UNIFAP na Graduação e na Pós-Graduação latu e stricto senso. Doutora em Educação Escolar/UNESP. Mestre em Psicologia da Educação/FGV-RJ. Graduada em Psicologia e em História/UFPA. E-mail: normairacemaunifap@gmail.com

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

OLIVEIRA, T. P.; FERREIRA, N. I. D. B. A EDUCAÇÃO FEMININA NA FRONTEIRA DA AMAZÔNIA: ESCOLAS PARA AS MULHERES NO EX-TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ (1949-1964). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 3, p. 710–725, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i3.48965. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48965. Acesso em: 22 dez. 2024.