MOVIMENTO ENTRE ABSTRATO E CONCRETO NA PROPOSIÇÃO DAVYDOVIANA PARA O ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO

Autores

  • Josélia Euzébio da Rosa Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Ediséia Suethe Faust Hobold Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36399

Palavras-chave:

Teoria do Ensino Desenvolvimental. Davýdov. Educação Matemática Escolar. Multiplicação.

Resumo

A investigação, de natureza bibliográfica, foi desenvolvida no contexto da Educação Matemática, com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. O foco é para a obra de Davýdov. Este autor pensou a objetivação dos fundamentos da mencionada teoria no ensino e formulou a Teoria do Ensino Desenvolvimental. Tal proposição foi publicada por meio de livros didáticos e manuais de orientação ao professor. No presente artigo, investigamos o movimento conceitual apresentado no referido material didático para o ensino do conceito de multiplicação. Os resultados indicam que a proposição davydoviana contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas por meio de microciclos orientados em um movimento conceitual de redução do concreto ao abstrato e de ascensão do abstrato ao concreto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josélia Euzébio da Rosa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Josélia Euzébio da Rosa é doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Integrante de três grupos de pesquisa, o GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Atividades Pedagógicas - USP), o GPEMAHC (Grupo de Pesquisa em Educação Matemática: uma Abordagem Histórico-Cultural - UNESC), e o TEDMAT (Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática - UNISUL). Neste último, participa na qualidade coordenadora.

Ediséia Suethe Faust Hobold, Universidade do Sul de Santa Catarina

Graduada em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Especialista em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarinas (UFSC), Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Linha de Pesquisa Educação em Ciências. Integrante de dois grupos de pesquisa o GPEMAHC (Grupo de Pesquisa em Educação Matemática: uma Abordagem Histórico-Cultural - UNESC) e o TEDMAT (Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática - UNISUL). Possui interesse em formação de professores com ênfase na obra de Davýdov e colaboradores. Atualmente é professora de Matemática efetiva da rede estadual de Santa Catarina.

E-mail: ediseiafhobold@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2016-05-02

Como Citar

ROSA, J. E. da; HOBOLD, E. S. F. MOVIMENTO ENTRE ABSTRATO E CONCRETO NA PROPOSIÇÃO DAVYDOVIANA PARA O ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 143–164, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i1.36399. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36399. Acesso em: 4 maio. 2024.