AS MUSICALIDADES DAS RODAS DE CAPOEIRA: INVESTIGAÇÃO DE UM CAMPO DE SABER/PODER?

Autores

  • Márcio Penna Corte Real UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.29513

Palavras-chave:

Capoeira. Musicalidades. Campo. Educadores.

Resumo

Neste texto, discutem-se os papéis das musicalidades da capoeira. Recorre-se à noção de campo na análise da contradição entre o potencial educativo intercultural das musicalidades na/da capoeira e a possibilidade de constituírem-se em objetos de disputas entre seus agentes. Destaca-se como fio condutor do enredo argumentativo a ideia de rodas de capoeira, como alegoria para o método expositivo. Tomam-se como dados aspectos das histórias de mestres de capoeira que viveram em Salvador/BA, entre 1890 e 1994; e entrevistas realizadas durante três meses de trabalho de campo, nesta cidade. O trabalho resultou em contribuições concernentes à investigação de processos de ensino-aprendizagem das musicalidades e à constituição de saberes de educadores em espaços não formais, entendidos como campos de saber e de poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Penna Corte Real, UFG

Doutor em Educação pela UFSC; Mestre em Educação e licenciado em Educação Artística habilitação em Música pela UFSM. É professor da disciplina de Arte e Educação da FE; e do Mestrado Interdisciplinar em Performances Culturais da EMAC, ambos na UFG.

Downloads

Publicado

2014-04-19

Como Citar

CORTE REAL, M. P. AS MUSICALIDADES DAS RODAS DE CAPOEIRA: INVESTIGAÇÃO DE UM CAMPO DE SABER/PODER?. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 87–111, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i1.29513. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/29513. Acesso em: 28 abr. 2024.