O EXERCÍCIO DOCENTE NA SUA RELAÇÃO COM A REFORMA UNIVERSITÁRIA DECORRENTE DO PROCESSO DE BOLONHA: O QUE DIZEM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Autores

  • Carlinda Leite Universidade do Porto
  • Kátia Maria da Cruz Ramos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28578

Palavras-chave:

Reforma universitária, Docência universitária, Desenvolvimento profissional docente, Processo de Bolonha.

Resumo

Foi no cenário do final do século XX, e em consequência do Processo de Bolonha, que se começaram a sentir efeitos do discurso advindo de um movimento que reclamou uma reformulação dos processos curriculares e o reconhecimento de que o trabalho docente no ensino superior exige um conhecimento pedagógico-didático para além do conhecimento específico do campo das disciplinas em que atua cada professor. No quadro desta situação, este texto tem como objetivo analisar esse discurso e suas implicações no exercício docente. Para isso, dá conta de um estudo realizado na Universidade do Porto, que recolheu opiniões de professores através de um questionário, e que permitiu constatar a existência de tensões paradigmáticas que refletem dilemas para reconfigurações da docência universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlinda Leite, Universidade do Porto

Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (U.Porto), desenvolve investigação no campo do Currículo, Formação de Professores e da Pedagogia Universitária, membro efetivo do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da U.Porto.

Kátia Maria da Cruz Ramos, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolve investigação no campo da Formação de Professores e da Pedagogia Universitária como membro efetivo do Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica do PPGE-UFPE e do Núcleo de Formação Continuada Didático-Pedagógica dos Professores da UFPE (NUFOPE), e como pesquisadora colaboradora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto (U.Porto). Bolsista CAPES Processo BEX 10347.12-7.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

LEITE, C.; RAMOS, K. M. da C. O EXERCÍCIO DOCENTE NA SUA RELAÇÃO COM A REFORMA UNIVERSITÁRIA DECORRENTE DO PROCESSO DE BOLONHA: O QUE DIZEM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DO PORTO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 3, p. 593–609, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i3.28578. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28578. Acesso em: 28 abr. 2024.