O EXERCÍCIO DOCENTE NA SUA RELAÇÃO COM A REFORMA UNIVERSITÁRIA DECORRENTE DO PROCESSO DE BOLONHA: O QUE DIZEM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DO PORTO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28578Palavras-chave:
Reforma universitária, Docência universitária, Desenvolvimento profissional docente, Processo de Bolonha.Resumo
Foi no cenário do final do século XX, e em consequência do Processo de Bolonha, que se começaram a sentir efeitos do discurso advindo de um movimento que reclamou uma reformulação dos processos curriculares e o reconhecimento de que o trabalho docente no ensino superior exige um conhecimento pedagógico-didático para além do conhecimento específico do campo das disciplinas em que atua cada professor. No quadro desta situação, este texto tem como objetivo analisar esse discurso e suas implicações no exercício docente. Para isso, dá conta de um estudo realizado na Universidade do Porto, que recolheu opiniões de professores através de um questionário, e que permitiu constatar a existência de tensões paradigmáticas que refletem dilemas para reconfigurações da docência universitária.
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