LINGUAGEM POÉTICA EM SINTONIA COM A CRIANÇA

Autores

  • Vânia Marta Espeiorin Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, RS
  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.27757

Palavras-chave:

criança, educação, leitura, humanização

Resumo

A criança precisa de arte para a sua formação. A poesia abarca características que ajudam na constituição e na humanização da criança – sensível às belezas do universo estético e da esfera cultural e social da qual faz parte. Nesse contexto, a poesia mostra-se aberta à infância e próxima de quem está descobrindo o mundo, as palavras, os sons. Por meio da leitura ou da audição de poemas, os pequenos têm condições de ampliar o horizonte de conhecimento, pois a poesia conversa com o leitor mirim e auxilia o processo educativo. Este artigo integra um estudo maior sobre a educação pelo poético e busca refletir sobre como essa linguagem pode construir saberes e auxiliar na formação da criança. Para efetivar a reflexão, apoia-se em teóricos da área da educação e da literatura, como Dewey (1980), Freire (1996), Candido (1995), Paz (1982), Pound (1990), Paviani (1996) e Ramos (2010). A partir desses fundamentos e de princípios postos por Antonio Candido (2008), analisa-se a poesia “Pausa”, de Mario Quintana (2005), a fim de discutir seu potencial para humanizar o leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Marta Espeiorin, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, RS

Mestre em Educação pela UCS. Especialista em Literatura infanto-juvenil pela UCS e graduada em Comunicação Social -- Habilitação Jornalismo pela UCS.

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Doutora e Mestre em Letras pela PUCRS. Especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS e graduada em Letras pela UCS. Realizou estágio de pós-doutoramento na FaE/UFMG. Na docência, atuou na Educação Básica na rede pública e atualmente é docente em nível de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado) na Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Letras e de Educação,  com  ênfase em Literatura Infanto-juvenil, focalizando leitura, literatura e escola e mediação de leitura.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

ESPEIORIN, V. M.; RAMOS, F. B. LINGUAGEM POÉTICA EM SINTONIA COM A CRIANÇA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 3, p. 677–694, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i3.27757. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/27757. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos