POSSIBILIDADES DO BEM-ESTAR DOCENTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Silvério Costella Universidade Federal de Santa Maria
  • Ingrid Kork Noal Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Inês Naujorks Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26134

Palavras-chave:

Estresse, Professor, Ensino, Bem-estar

Resumo

O foco deste artigo são as reflexões sobre mal-estar docente e possibilidade do bem-estar no contexto educacional. O estudo foi realizado nas escolas públicas estaduais no município de Santa Maria, RS. A coleta de dados foi feita através dos encontros, consistindo em apresentar o que está emergindo dos docentes em termos de caminhos para o bem-estar. A categoria “mal-estar” docente aparece inicialmente como algo externo, no qual os docentes sentiam-se vítimas sem terem sido sujeitos da própria escolha, portanto, isentos de responsabilidade. No decorrer das reflexões emergiu do grupo uma tomada de consciência na qual o sujeito foi se reconhecendo parte do processo em que se gerou o mal-estar, como sujeito da própria escolha. Esse insight grupal possibilitou o início da “cura” desse sentimento, cuja omissão, comprometeria saúde pessoal, bem como a consciência de que a falta de manejo do estresse colocaria em jogo o projeto profissional e existencial.

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Biografia do Autor

Silvério Costella, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.

Ingrid Kork Noal, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.

Maria Inês Naujorks, Universidade Federal de Santa Maria

Professora de Educação na Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2013-08-21

Como Citar

COSTELLA, S.; NOAL, I. K.; NAUJORKS, M. I. POSSIBILIDADES DO BEM-ESTAR DOCENTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 457–468, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i2.26134. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26134. Acesso em: 14 nov. 2024.