POSSIBILIDADES DO BEM-ESTAR DOCENTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26134Palavras-chave:
Estresse, Professor, Ensino, Bem-estarResumo
O foco deste artigo são as reflexões sobre mal-estar docente e possibilidade do bem-estar no contexto educacional. O estudo foi realizado nas escolas públicas estaduais no município de Santa Maria, RS. A coleta de dados foi feita através dos encontros, consistindo em apresentar o que está emergindo dos docentes em termos de caminhos para o bem-estar. A categoria “mal-estar” docente aparece inicialmente como algo externo, no qual os docentes sentiam-se vítimas sem terem sido sujeitos da própria escolha, portanto, isentos de responsabilidade. No decorrer das reflexões emergiu do grupo uma tomada de consciência na qual o sujeito foi se reconhecendo parte do processo em que se gerou o mal-estar, como sujeito da própria escolha. Esse insight grupal possibilitou o início da “cura” desse sentimento, cuja omissão, comprometeria saúde pessoal, bem como a consciência de que a falta de manejo do estresse colocaria em jogo o projeto profissional e existencial.Downloads
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