O ALFABETIZADOR COMO REFERÊNCIA PARA A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Amélia Escotto do Amaral Ribeiro Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF)
  • Alessandra Ribeiro Baptista Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF)
  • Alexandre do Amaral Ribeiro Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.18172

Palavras-chave:

Professores Alfabetizadores, Profissionalidade Docente, Alfabetização, Narrativas.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de investigação sobre elementos presentes nos registros mnêmicos relacionados à aprendizagem da leitura e da escrita de professores de escolas públicas municipais de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, expressos em textos do gênero “memórias”. Mediante a análise do conteúdo desses registros, torna-se possível explicitar sob quais referências os professores “alfabetizadores” constroem suas relações com o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. A análise dessas narrativas apontou principalmente para questões relacionadas ao professor como referência para a aprendizagem da leitura e da escrita e, ainda, para aspectos didático-pedagógicos dos saberes em alfabetização como elementos essenciais à constituição da profissionalidade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF)

Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Filosofia, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense), lotada no Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação. Tem experiência na área de Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, formação de professores. É professora do Programa de Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da UERJ/FEBF.

Alessandra Ribeiro Baptista, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialização em Organização Curricular e Prática Docente na Educação Básica e Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação, atuando principalmente nas seguintes áreas: letramento e alfabetização, ensino-aprendizagem, língua brasileira de sinais. Professora Substituta do Departamento de Formação de Professores da UERJ/FEBF.

Alexandre do Amaral Ribeiro, Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras (Português - Alemão), Especialização em Psicopedagogia Diferencial: diferenças na aprendizagem, Mestrado em Letras, Doutorado em Linguística pela UNICAMP e Pós-Doutorado na área da Linguística pela PUC-Rio . É professor do Departamento de Língua Portuguesa e Filologia (LIPO) do Instituto de Letras da UERJ. É membro da International Pragmatics Association. Atua principalmente nas seguintes áreas do conhecimento: Letramento e Alfabetização, Sociolinguística, Políticas Linguísticas e Educacionais.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

RIBEIRO, A. E. do A.; BAPTISTA, A. R.; RIBEIRO, A. do A. O ALFABETIZADOR COMO REFERÊNCIA PARA A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM ALFABETIZAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 3, p. 695–710, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i3.18172. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18172. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos