NATURALISMO ÉTICO, FORMALIZAÇÃO DO PENSAMENTO E EDUCAÇÃO EM JOHN DEWEY
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.17103Palavras-chave:
princípio da continuidade e da interação, formalização, reflexividade, contextualização.Resumo
O trabalho ocupa-se com a exposição dos princípios lógicos que fundamentam o projeto ético educativo de John Dewey, que propõe a universalização do procedimento cientí?co como base do desenvolvimento e da democratização social. Tem por objetivo problematizar o reducionismo histórico, epistêmico e ético associado à formalização da razão e do pensamento e avaliar seus impactos sobre a educação. Os resultados apontam para a necessidade de libertar a história e a experiência do aprisionamento empírico para conceber um desenvolvimento humano e social não limitado à naturalização da particularidade histórica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.