NATURALISMO ÉTICO, FORMALIZAÇÃO DO PENSAMENTO E EDUCAÇÃO EM JOHN DEWEY

Autores

  • jose oto konzen Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.17103

Palavras-chave:

princípio da continuidade e da interação, formalização, reflexividade, contextualização.

Resumo

O trabalho ocupa-se com a exposição dos princípios lógicos que fundamentam o projeto ético educativo de John Dewey, que propõe a universalização do procedimento cientí?co como base do desenvolvimento e da democratização social. Tem por objetivo problematizar o reducionismo histórico, epistêmico e ético associado à formalização da razão e do pensamento e avaliar seus impactos sobre a educação. Os resultados apontam para a necessidade de libertar a história e a experiência do aprisionamento empírico para conceber um desenvolvimento humano e social não limitado à naturalização da particularidade histórica.

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Biografia do Autor

jose oto konzen, Universidade Federal da Fronteira Sul

Colegiado de Licenciatura em Ciências

UFFS - Campus Realeza

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Publicado

2012-10-19

Como Citar

KONZEN, jose oto. NATURALISMO ÉTICO, FORMALIZAÇÃO DO PENSAMENTO E EDUCAÇÃO EM JOHN DEWEY. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 287–306, 2012. DOI: 10.5216/ia.v37i2.17103. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/17103. Acesso em: 6 maio. 2024.