Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Edição Atual
Edições Anteriores
Chamada de Artigos
Notícias
Equipe Editorial
Instruções e Submissões
Sobre
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 25 n. 2 (2020): História e epistemologia da Educação Profissional
v. 25 n. 2 (2020): História e epistemologia da Educação Profissional
Publicado:
2020-12-14
Apresentação
Apresentação
1 - 6
PDF
Dossiê
Educação Profissional e Técnica na França e no Brasil
histórias cruzadas
Olivia Morais de Medeiros Neta, Avelino Aldo de Lima Neto, Julie Thomas
7 - 30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.64183
Memórias de uma instituição em construção
– a narrativa imagética do IFRS-Campus Osório (2010-2013)
Maria Augusta Martiarena de Oliveira, Marcelo Vianna
31 - 53
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63657
Imagem e história
desafios metodológicos para o campo Trabalho-Educação
Renata Reis
54 - 75
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63653
Ensino profissional brasileiro no século XIX
ações assistencialistas e de reeducação pela aprendizagem de ofícios
José Mateus do Nascimento
76–98
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63681
O amparo à infância como projeto social
educação e trabalho no espiritismo de Santa Maria, Rio Grande do Sul (1930-1945)
Renan Santos Mattos
99 - 119
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63642
Processos formativos na Unidade De Ensino Descentralizada DA ETFRN/Mossoró
uma história de expectativas, adesões e resistências
Francisco das Chagas Silva Souza, Karla da Silva Queiróz
120 - 140
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63414
A história na interseção entre o ensino e a pesquisa
reflexões sobre uma experiência docente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Rogério Chaves da Silva
141 - 161
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63709
Ser Professor na Escola Técnica Federal do Pará – ETFPA nos tempos da Ditadura Civil-Militar
história de vida e identidade docente
Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti, Gustavo Barbosa
162- 183
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.64308
Cursos Técnicos em Agropecuária Integrados ao Ensino Médio
aspectos de sua implementação no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS
Tiago Goulart, Isabel Bilhão
184 - 202
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63707
Chaves de leitura para a análise do discurso político sobre educação e educação profissional
Irlen Antônio Gonçalves
203–223
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.64181
Bolsas da Fundação Rockefeller para estudo na Johns Hopkins University
o caso do sanitarista Heraclídes Cesar de Souza Araújo
Ricardo dos Santos Batista
224 - 245
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63402
A educação profissional brasileira dos anos 1920 aos 1950 na escrita de Francisco Montojos (1900–1981)
José Geraldo Pedrosa
246 -266
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63332
Gênero, Sexualidade e Educação Sexual
apontamentos sobre um campo epistemológico em ascensão
Francinaide de Lima Silva Nascimento, Andrezza Nascimento
267 - 290
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.64162
A feminização da universidade medieval, um fenômeno histórico, antropológico e filosófico
o caso da Universidade de Montpellier
Raúl Humberto Velis Chávez
291 - 308
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63720
Meninas órfãs, irmãs vicentinas e profissionalização feminina no século XIX em Fortaleza (CE)
Ana Cristina Pereira Lima
309 – 330
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63310
Mulheres no ensino de Química
questões de gênero no discurso de professoras do IFRN
Sebastiana Estefana Torres Brilhante, Ilane Ferreira Cavalcante
331- 349
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63366
Artigos
Política externa no governo Lula (2003-2010)
as relações entre Brasil e África
David Maciel
350 - 372
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63222
“Meu avô disse que na ditadura não tinha vagabundo na rua!”
conflitos entre as memórias familiares e a história das salas de aula do IFPR (Campus Curitiba)
Thiago Augusto Divardim De Oliveira
373 - 393
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.52681
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
google_scholar
Desenvolvido por
Open Journal Systems