Bolsas da Fundação Rockefeller para estudo na Johns Hopkins University
o caso do sanitarista Heraclídes Cesar de Souza Araújo
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63402Resumo
Este texto tem como objetivo analisar a viagem internacional de Heraclídes César de Souza Araújo para os Estados Unidos, com o objetivo de se aperfeiçoar profissionalmente. O médico se tornou bolsista da Fundação Rockefeller e estudou na Johns Hopkins University, que propunha um modelo educacional direcionado à saúde pública. Foram utilizadas como fontes as correspondências trocadas entre os escritórios da agência filantrópica em Nova York e no Brasil, o cartão de bolsista de Souza Araújo, o periódico O Brazil-Médico e uma entrevista concedida por Olympio da Fonseca Filho ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getúlio Vargas. Embora o processo de seleção tenha sido conflituoso, a experiência de estudos no exterior e sua visibilização, contribuem para compreender parte da formação intelectual de Souza Araújo e a atuação especialmente no campo da leprologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.