Bolsas da Fundação Rockefeller para estudo na Johns Hopkins University

o caso do sanitarista Heraclídes Cesar de Souza Araújo

Autores

  • Ricardo dos Santos Batista Universidade do Estado da Bahia, Campus Alagoinha (UNEB-Alagoinha), Programa de Pós-graduação em História (PPGH - UNEB), Alagoinha, Bahia, Brasil, kadobatista@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-7959-5929

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63402

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar a viagem internacional de Heraclídes César de Souza Araújo para os Estados Unidos, com o objetivo de se aperfeiçoar profissionalmente. O médico se tornou bolsista da Fundação Rockefeller e estudou na Johns Hopkins University, que propunha um modelo educacional direcionado à saúde pública. Foram utilizadas como fontes as correspondências trocadas entre os escritórios da agência filantrópica em Nova York e no Brasil, o cartão de bolsista de Souza Araújo, o periódico O Brazil-Médico e uma entrevista concedida por Olympio da Fonseca Filho ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getúlio Vargas. Embora o processo de seleção tenha sido conflituoso, a experiência de estudos no exterior e sua visibilização, contribuem para compreender parte da formação intelectual de Souza Araújo e a atuação especialmente no campo da leprologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo dos Santos Batista, Universidade do Estado da Bahia, Campus Alagoinha (UNEB-Alagoinha), Programa de Pós-graduação em História (PPGH - UNEB), Alagoinha, Bahia, Brasil, kadobatista@hotmail.com

Pós-doutorando pela Faculdade de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo (USP), Professor do Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Alagoinhas, Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/COC/Fiocruz), Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2020-10-20

Como Citar

BATISTA, R. dos S. Bolsas da Fundação Rockefeller para estudo na Johns Hopkins University: o caso do sanitarista Heraclídes Cesar de Souza Araújo. História Revista, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 224–245, 2020. DOI: 10.5216/hr.v25i2.63402. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/63402. Acesso em: 29 mar. 2024.