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  • Novidade na História Revista: Opção Adicional para Certificado de Parecerista

    2025-06-16

    Prezado(a) Parecerista,

    Valorizando sua fundamental colaboração com nossa revista, temos o prazer de anunciar uma nova ferramenta. Além do nosso tradicional e-mail de agradecimento, agora oferecemos uma opção adicional para a emissão de um certificado de avaliação ad hoc em formato PDF, ideal para quem necessita de um documento mais formal. O sistema de geração é automático e instantâneo.

    Para acessar a ferramenta e ler as instruções completas, clique no link e acesse a notícia em nosso site.

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  • Chamada para submissão de artigos, v. 31, n. 2, 2026: História e Interdisciplinaridade: Diálogos e Possibilidades

    2025-06-01

    A História Revista tem o prazer de anunciar a chamada para submissão de artigos para o Dossiê "História e Interdisciplinaridade: Diálogos e Possibilidades", que integrará o volume 31, número 2, de 2026. Este dossiê propõe-se a explorar e debater a interdisciplinaridade como um eixo fundamental para a renovação epistemológica e metodológica dos estudos históricos. Reconhecendo a crescente importância do diálogo com outras áreas do saber – como a Sociologia, Antropologia, Literatura, Filosofia, Economia, Arqueologia, entre outras – busca-se fomentar discussões sobre como essas interações enriquecem a análise documental, ampliam as perspectivas de investigação e desafiam as fronteiras tradicionais do conhecimento histórico, resultando em abordagens mais holísticas e na renovação da prática historiográfica. Incentivamos a submissão de trabalhos que apresentem reflexões teóricas, estudos de caso, análises de experiências interdisciplinares ou propostas metodológicas inovadoras que explorem os diálogos e as possibilidades abertas pela aproximação da História com outros campos disciplinares, especialmente (mas não exclusivamente) nas seguintes linhas temáticas:

    • Diálogos teórico-metodológicos entre a História e outras Ciências Humanas e Sociais (Sociologia, Antropologia, Filosofia, Ciência Política, Psicologia, etc.);
    • A História em interface com a Literatura, a Linguística e as Artes: abordagens, fontes e potencialidades analíticas;
    • Contribuições da Geografia, Economia e Arqueologia para a pesquisa histórica e a interpretação de processos espaciais, materiais e socioeconômicos;
    • Interdisciplinaridade na prática historiográfica: estudos de caso, desafios e resultados de pesquisas colaborativas ou com múltiplas abordagens disciplinares;
    • Reflexões epistemológicas sobre as fronteiras disciplinares, a crítica à noção de disciplina e os desafios institucionais da interdisciplinaridade nos estudos históricos;
    • O impacto de abordagens interdisciplinares na renovação de temas, objetos e problemas da História (e.g., poder, discurso, identidades, cultura popular, meio ambiente).

    Esperamos que este dossiê estimule a reflexão crítica e a apresentação de pesquisas inovadoras que demonstrem a riqueza e o potencial transformador dos diálogos interdisciplinares para o avanço do conhecimento histórico.

    As submissões devem seguir as normas da revista, disponíveis em https://www.revistas.ufg.br/historia/about/submissions.

    Submissões: até 15 de abril de 2026 (previsão de publicação para o segundo semestre de 2026).

    Organizadores:
    Prof. Dr. Durval Muniz de Albuquerque Jr. – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
    Prof. Dr. Iranilson Buriti de Oliveira - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

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  • Chamada para submissão de artigos, v. 31, n. 1, 2026: Ensino da História e cidadania crítica

    2025-06-01

    A História Revista tem o prazer de anunciar a chamada para submissão de artigos para o Dossiê "Ensino da História e cidadania crítica", que integrará o volume 31, número 1, de 2026. Este dossiê visa fomentar o debate e a reflexão sobre o papel crucial do ensino da História na construção de uma cidadania crítica, especialmente diante dos desafios contemporâneos que se manifestam em atropelos às liberdades individuais, na difusão de desinformação e em ingerências políticas que ameaçam os valores democráticos. Propõe-se a coligir perspectivas conceituais e práticas pedagógicas que explorem como a aprendizagem histórica, superando abordagens meramente memorísticas, pode efetivamente capacitar crianças, jovens e cidadãos em geral a desenvolverem o raciocínio crítico, a agência individual e coletiva e horizontes de expectativa para intervir de forma consciente e fundamentada na sociedade, do local ao global. Incentivamos a submissão de trabalhos que ofereçam novas perspectivas teórico-metodológicas, análises de políticas educativas, estudos de caso ou reflexões críticas sobre as práticas e os desafios do ensino da História na promoção da cidadania ativa e esclarecida, especialmente (mas não exclusivamente) nas seguintes linhas temáticas:

    • Os contributos da História estudada na escola para a formação cidadã de crianças e jovens;
    • As dificuldades contemporâneas subjacentes à aprendizagem histórica e seus impactos nas sociedades;
    • As políticas educativas e/ou as opções curriculares nacionais no âmbito das Ciências Sociais e Humanas;
    • As decisões organizacionais que contribuem para a (des)valorização da educação histórica, assente na promoção de uma atitude social crítica e fundada na evidência;
    • Os desafios do presente sob a forma de inteligência artificial, multiculturalidade e ataques permanentes aos valores democráticos;
    • A comparação entre decisões políticas e/ou práticas pedagógicas relativas ao ensino da História em diferentes geografias.

    Esperamos que este dossiê contribua para o adensamento teórico e prático do debate sobre o ensino da História como ferramenta indispensável para a consolidação de uma cidadania crítica, ativa e consciente, capaz de enfrentar os complexos desafios do mundo contemporâneo.

    As submissões devem seguir as normas da revista, disponíveis em https://www.revistas.ufg.br/historia/about/submissions.

    Submissões: até 15 de janeiro de 2026 (previsão de publicação para o primeiro semestre de 2026).

    Organizadores:

    Prof.ª Dra. Ana Isabel Moreira - Instituto Piaget (Vila Nova de Gaia), Portugal.

    Prof. Dr. Pedro Duarte - Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto (ESE - P.PORTO), Portugal.

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  • Chamada para submissão de artigos, v. 30, n. 3, 2025 - Dossiê: História das mulheres, relações de gênero e sexualidades na América Latina.

    2025-05-30

    A História Revista tem o prazer de anunciar a chamada para submissão de artigos para o Dossiê "História das mulheres, relações de gênero e sexualidades na América Latina", que integrará o volume 30, número 3, de 2025. Este dossiê busca aprofundar o estudo das multifacetadas experiências, agências e representações de mulheres, bem como das dinâmicas de gênero e sexualidades que moldaram as sociedades latino-americanas, desde os períodos pré-coloniais e coloniais até a contemporaneidade. Incentivamos a submissão de trabalhos que ofereçam novas perspectivas teórico-metodológicas e análises inovadoras sobre a história das mulheres, das relações de gênero e das sexualidades na América Latina, especialmente (mas não exclusivamente) nas seguintes linhas temáticas:

    • Relatos, narrativas autobiográficas e trajetórias de mulheres e sujeitos de sexualidades dissidentes na América Latina;
    • Estudos sobre gênero, sexualidades e feminismos em perspectiva histórico-latino-americana;
    • Interseccionalidades nas experiências históricas: raça, etnia, classe, geração e suas articulações com gênero e sexualidade;
    • Análises críticas sobre binarismo de gênero, misoginia, essencialismo biológico, violências e estratégias de enfrentamento;
    • Abordagens interdisciplinares no estudo da história das mulheres, gênero e sexualidades, dialogando com campos como literatura, direito, imprensa, educação e artes;
    • Processos de silenciamento, apagamento histórico e as lutas por visibilidade, reconhecimento e direitos.

    Esperamos que este dossiê contribua significativamente para a visibilização e o aprofundamento do conhecimento sobre as múltiplas experiências de mulheres e sujeitos de sexualidades dissidentes na América Latina, fomentando um debate historiográfico plural, interseccional e interdisciplinar. As submissões devem seguir as normas da revista, disponíveis em https://www.revistas.ufg.br/historia/about/submissions.

    Submissões: até 15 de agosto de 2025 (previsão de publicação para dezembro de 2025).

    Organizadoras:
    Prof.ª Dra. Cleusa Gomes da Silva - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
    Prof.ª Dra. Carola Gabriela Sepúlveda Vásquez - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
    Prof.ª Dra. Ana Maria Colling - Pesquisadora da UNESCO junto à Cátedra Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras.

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  • Solicitação Importante: Atualização de Perfil na História Revista – Inclusão de ORCID e Padronização de Filiação

    2025-05-12

    A Equipe Editorial da História Revista solicita aos seus autores que realizem uma atualização essencial em seus perfis na plataforma do periódico. Atendendo a uma diretriz do Portal de Periódicos da UFG, é imprescindível a inclusão do identificador ORCID para a atribuição e ativação do DOI dos artigos. Solicitamos também a padronização da filiação institucional e, se oportuno, a atualização da biografia de apresentação. Sua colaboração é fundamental para a otimização da indexação e visibilidade de sua produção científica. Convidamos todos os autores a lerem o comunicado na íntegra para mais detalhes e instruções.

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  • Chamada para submissão de artigos, v. 30, n. 2, 2025 - Dossiê: Tecer a História: a tapestry da História Local e Regional

    2025-05-12

    Inspirado na metáfora da tapeçaria, este dossiê convida à submissão de artigos que explorem a complexidade da História Local e Regional. Propõe-se uma reflexão crítica que transcenda a visão desses espaços como meras delimitações geográficas, problematizando sua tradicional subordinação às narrativas nacionais ou globais. O dossiê busca investigar o local e o regional como construções historiográficas e categorias analíticas, resultantes das escolhas metodológicas e dos questionamentos dos historiadores. Serão bem-vindas contribuições que avancem na discussão sobre como esses recortes são concebidos, representados e utilizados politicamente, com ênfase nas relações de poder e nos processos culturais dinâmicos que moldam espaços e sujeitos, evitando a essencialização de identidades. O objetivo é aprofundar o debate teórico-metodológico e incentivar novas interpretações que desafiem concepções tradicionais, promovendo uma análise enriquecedora sobre a pluralidade das experiências históricas

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  • Convocatoria para envío de artículos, núm. 1, v. 30, 2025 - Dossier: Historia Ibérica: Conexiones, Transformaciones y Persistencia

    2025-02-10

    La Historia Revista se complace en anunciar la convocatoria para la presentación de artículos para el Dossier "Historia Ibérica: Conexiones, Transformaciones y Persistencias", que formará parte del volumen 30, número 1, de 2025. Este dossier tiene como objetivo profundizar en el estudio de las complejas interacciones culturales, políticas y sociales que han caracterizado la Península Ibérica a lo largo de los siglos, desde la Antigüedad hasta la época contemporánea. Animamos a la presentación de trabajos que ofrezcan nuevas perspectivas sobre la historia ibérica, especialmente en las siguientes temáticas:

    • Intercambios culturales, económicos y políticos en la Península Ibérica a lo largo de los siglos.
    • Procesos de formación y consolidación de las identidades ibéricas.
    • Impactos de las dinámicas coloniales y poscoloniales en las sociedades ibéricas.
    • Relaciones entre la Península Ibérica y otras regiones del Mediterráneo y del Atlántico.
    • Transformaciones sociales, religiosas e intelectuales en la Iberia medieval y moderna.
    • Movimientos migratorios y sus influencias en las configuraciones ibéricas.
    • Estudios comparativos entre las historias de Portugal y España, así como las historias afro-ibéricas, iberoamericanas e iberoindias.

    Esperamos que este dossier ofrezca una oportunidad para profundizar en la comprensión de las múltiples dimensiones de la historia de los mundos ibéricos, promoviendo un diálogo enriquecedor e interdisciplinario. Las presentaciones deben seguir las normas de la revista, disponibles en https://www.revistas.ufg.br/historia/about/submissions.

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  • Chamada para submissão de artigos, v. 30, n. 1, 2025 - Dossiê: História Ibérica: Conexões, Transformações e Persistências

    2025-02-09

    A História Revista tem o prazer de anunciar a chamada para submissão de artigos para o Dossiê "História Ibérica: Conexões, Transformações e Persistências", que integrará o volume 30, número 1, de 2025. Este dossiê busca aprofundar o estudo das complexas interações culturais, políticas e sociais que caracterizam a Península Ibérica ao longo dos séculos, desde a Antiguidade até os tempos contemporâneos. Incentivamos a submissão de trabalhos que ofereçam novas perspectivas sobre a história ibérica, especialmente nas seguintes temáticas:

    • Intercâmbios culturais, econômicos e políticos na Península Ibérica ao longo dos séculos.
    • Processos de formação e consolidação das identidades ibéricas.
    • Impactos das dinâmicas coloniais e pós-coloniais nas sociedades ibéricas.
    • Relações entre a Península Ibérica e outras regiões do Mediterrâneo e do Atlântico.
    • Transformações sociais, religiosas e intelectuais na Ibéria medieval e moderna.
    • Movimentos migratórios e suas influências nas configurações ibéricas.
    • Estudos comparativos entre as histórias de Portugal e Espanha, bem como as histórias afro-ibéricas, ibero-americanas e ibero-indianas.

    Esperamos que este dossiê ofereça uma oportunidade para aprofundar o entendimento das múltiplas dimensões da história dos mundos ibéricos, promovendo um diálogo enriquecedor e interdisciplinar. As submissões devem seguir as normas da revista, disponíveis em https://www.revistas.ufg.br/historia/about/submissions.

    Submissões: até 15 de abril de 2025

    Organizadores:

    Prof. Dr. Adailson José Rui (Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG)
    Prof.ª Dra. María Encarnación Cambil Hernández (Universidad de Granada - UGR)

     

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  • Novas Diretrizes para Submissão de Resenhas na História Revista

    2025-02-04

    A História Revista tem o compromisso de manter um alto padrão acadêmico em suas publicações. Com isso, anunciamos a atualização das diretrizes para submissão de resenhas, garantindo maior rigor metodológico e alinhamento com as práticas editoriais da área de História e Humanidades.

    A reformulação inclui critérios mais precisos sobre a elegibilidade das obras resenhadas, formatação do texto e qualificação dos autores, assegurando que as resenhas contribuam de maneira crítica para o debate historiográfico. Convidamos todos os interessados a submeter seus textos de acordo com as novas normas!

    Confira as principais mudanças e saiba como enviar sua resenha.

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