Processos formativos na Unidade De Ensino Descentralizada DA ETFRN/Mossoró

uma história de expectativas, adesões e resistências

Autores

  • Francisco das Chagas Silva Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró (IFRN - Mossoró), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, chagas.souza@ifrn.edu.br http://orcid.org/0000-0002-9721-9812
  • Karla da Silva Queiróz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, karlasqueiroz@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63414

Resumo

Neste artigo, discutimos os processos formativos realizados na Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), em Mossoró, a partir do início do seu funcionamento, em 1995. A investigação é qualitativa e a recolha de dados se deu, sobretudo, mediante entrevistas abertas com sete docentes e três membros da equipe tecno-pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), atual denominação da ETFRN. A seleção dos entrevistados teve como critério ser servidor da UNED/ETFRN, em 1995. Além das fontes orais, fizemos uso de documentos escritos, a saber: jornais da imprensa local e informativos impressos para divulgação na instituição à época. As fontes orais e escritas nos levam a concluir que a implantação da UNED foi acompanhada de muitas expectativas. Houve esforços da ETFRN em formar o seu quadro de servidores (pedagogos e docentes) para trabalhar com uma proposta curricular inovadora na Educação Profissional. Entretanto, se alguns docentes aderiram bem a essa formação, outros apresentaram críticas e resistências ao processo formativo e às discussões teóricas que deveriam orientar as suas práticas.

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Biografia do Autor

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró (IFRN - Mossoró), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, chagas.souza@ifrn.edu.br

doutor em educação e professor do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do rio grande do norte, campus Mossoró. Professor dos programas de pós-graduação em educação profissional (PPGEP), em educação profissional e tecnológica (PROFEPT) e em ensino (UERN/IFRN/UFERSA).

Karla da Silva Queiróz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, karlasqueiroz@gmail.com

Mestre em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e Especialista em Saúde Pública, com ênfase na família. Atualmente é Assistente Social na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

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Publicado

2020-10-20

Como Citar

SOUZA, F. das C. S.; QUEIRÓZ, K. da S. Processos formativos na Unidade De Ensino Descentralizada DA ETFRN/Mossoró: uma história de expectativas, adesões e resistências . História Revista, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 120–140, 2020. DOI: 10.5216/hr.v25i2.63414. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/63414. Acesso em: 4 nov. 2024.