Processos formativos na Unidade De Ensino Descentralizada DA ETFRN/Mossoró
uma história de expectativas, adesões e resistências
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63414Resumo
Neste artigo, discutimos os processos formativos realizados na Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), em Mossoró, a partir do início do seu funcionamento, em 1995. A investigação é qualitativa e a recolha de dados se deu, sobretudo, mediante entrevistas abertas com sete docentes e três membros da equipe tecno-pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), atual denominação da ETFRN. A seleção dos entrevistados teve como critério ser servidor da UNED/ETFRN, em 1995. Além das fontes orais, fizemos uso de documentos escritos, a saber: jornais da imprensa local e informativos impressos para divulgação na instituição à época. As fontes orais e escritas nos levam a concluir que a implantação da UNED foi acompanhada de muitas expectativas. Houve esforços da ETFRN em formar o seu quadro de servidores (pedagogos e docentes) para trabalhar com uma proposta curricular inovadora na Educação Profissional. Entretanto, se alguns docentes aderiram bem a essa formação, outros apresentaram críticas e resistências ao processo formativo e às discussões teóricas que deveriam orientar as suas práticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.