Educação Profissional e Técnica na França e no Brasil
histórias cruzadas
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.64183Resumo
Este texto objetiva comparar, em sentido histórico, as concepções e a organização da Educação Profissional na França e no Brasil a partir do século XIX. Para tal, adotamos a abordagem da história cruzada na acepção de Werner e Zimmermann (2003). Realizamos pesquisa bibliográfica e documental atentando aos marcos de legislação e de política desse campo nos dois países. Na pesquisa bibliográfica dialogamos com os seguintes autores: Bodé (1995), Bodé e Rico Gómes (2014), Brucy (2005), Brucy e Troger (2000), Grignon (1989), Lembré (2016), Léon (1968), Tanguy (2000, 2013), Troger e Pelpel (1993), para a discussão acerca da França, e os autores Fonseca (1961), Ciavatta (2009), Cunha (2005a; 2005b; 2005c), Manfredi (2002) e Santos (2011) para pensarmos a Educação Profissional no Brasil. Pela comparação, concluiu-se que em ambos os países, revela-se a existência de uma dualidade educativa nos indícios documentais por nós trazidos à tona: de um lado, os defensores da unilateralidade da formação técnica voltada ao atendimento exclusivo das necessidades do mercado de trabalho; do outro, o ideário de formação integral, capaz de preparar um sujeito autônomo para o mundo do trabalho, ciente de seus direitos e seus deveres, construtor de cidadania plena.
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