Gênero, Sexualidade e Educação Sexual
apontamentos sobre um campo epistemológico em ascensão
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.64162Resumo
O artigo versa acerca da análise das relações entre Gênero, Sexualidade e Educação Sexual enquanto categorias fundantes de um campo epistemológico em ascensão. Para tanto, empreende-se uma interlocução com Bergamo e Bernardes (2006), Bourdieu (2001), Ciavatta (1995) e Saviani (2007). Em termos de análise, obtiveram-se dados em repositórios públicos referentes à pesquisa e à comunidade científica no Brasil. A partir de parâmetros bibliométricos com o uso do Software Livre Iramuteq, foi organizado e interpretado o corpus documental constituído por 821 produções acadêmicas do tipo Dissertação e Tese. É válido ressaltar que Gênero, Sexualidade e Educação Sexual constituem um campo científico crescente de produção intelectual em diversas matizes epistemológicos, cujos interlocutores em destaque ainda são Foucault (1999), Scott (1990), Louro (1995; 1997) e Butler (1999). Registra-se ainda um aumento no interesse dos pesquisadores por historicizar, delimitar, demarcar e refletir sobre o campo em diferentes perspectivas, assim como tensões e esforços por sua consolidação em seus diversos âmbitos.
Palavras-chave: História, Epistemologia, Campo Científico.
Gênero, Sexualidade, Educação Sexual.
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