Mulheres no ensino de Química
questões de gênero no discurso de professoras do IFRN
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63366Resumo
Esse trabalho é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “As percepções de gênero das docentes no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Rio Grande do Norte”. Discutimos a visão das docentes que atuam nas disciplinas do núcleo específico do curso de Licenciatura em Química sobre as questões de gênero que permeiam a sociedade. A metodologia adotada partiu de entrevistas semiestruturadas com cinco docentes do Curso de Licenciatura em Química do IFRN com o objetivo de analisar suas percepções acerca das questões de gênero na sociedade. Os dados qualitativos coletados foram trabalhados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007, 2016). Constatou-se que as desigualdades entre gêneros são “perceptíveis” no cotidiano, pois não só as entrevistadas, mas a instituição onde atuam, estão inseridas em uma realidade e em uma sociedade marcadas pela divisão dos sexos, a submissão de um sexo sobre outro, enquanto deveria prevalecer a equidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.