Mulheres no ensino de Química

questões de gênero no discurso de professoras do IFRN

Autores/as

  • Sebastiana Estefana Torres Brilhante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, estefana_torres@hotmail.com https://orcid.org/0000-0003-0833-3320
  • Ilane Ferreira Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, ilanecfc@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63366

Resumen

Esse trabalho é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “As percepções de gênero das docentes no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Rio Grande do Norte”. Discutimos a visão das docentes que atuam nas disciplinas do núcleo específico do curso de Licenciatura em Química sobre as questões de gênero que permeiam a sociedade. A metodologia adotada partiu de entrevistas semiestruturadas com cinco docentes do Curso de Licenciatura em Química do IFRN com o objetivo de analisar suas percepções acerca das questões de gênero na sociedade. Os dados qualitativos coletados foram trabalhados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007, 2016). Constatou-se que as desigualdades entre gêneros são “perceptíveis” no cotidiano, pois não só as entrevistadas, mas a instituição onde atuam, estão inseridas em uma realidade e em uma sociedade marcadas pela divisão dos sexos, a submissão de um sexo sobre outro, enquanto deveria prevalecer a equidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sebastiana Estefana Torres Brilhante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, estefana_torres@hotmail.com

Mestre em Educação pelo programa de Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, ilanecfc@gmail.com

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional da mesma instituição(PPGEP - IFRN).

Publicado

2020-12-07

Cómo citar

TORRES BRILHANTE, S. E.; FERREIRA CAVALCANTE, I. . Mulheres no ensino de Química: questões de gênero no discurso de professoras do IFRN. História Revista, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 331–349, 2020. DOI: 10.5216/hr.v25i2.63366. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/63366. Acesso em: 21 nov. 2024.