A educação profissional brasileira dos anos 1920 aos 1950 na escrita de Francisco Montojos (1900–1981)
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63332Resumo
O texto tem como temática de fundo a educação profissional (EP) no Brasil dos anos 1920 a 1950 com relevo para a atuação, a escrita e as representações do engenheiro-educador Francisco Montojos, que atuou na EP do Governo Federal de 1927 a 1961. Nas décadas de 1930 e 1940, o governo e lideranças do empresariado industrial envolveram-se com a redefinição das instituições e pedagogia da EP. Esse processo, marcado pela sistematização de ideias, disputas e mudanças, envolveu intelectuais e implicou na escrita de textos. O artigo identifica ideias em circulação, disputas e grupos de aliados. Situa a circulação de ideias do movimento Escola Nova no ambiente da EP, com destaque para a pedagogia dos trabalhos manuais. A empiria vasculhou fontes primárias, entre as quais, textos de Montojos. De modo auxiliar examinou também textos de outros intelectuais do círculo, como Lourenço Filho, Corinto da Fonseca e Roberto Mange. As questões e o tratamento dos achados foram inspirados nos termos da história dos intelectuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.