A educação profissional brasileira dos anos 1920 aos 1950 na escrita de Francisco Montojos (1900–1981)
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63332Résumé
O texto tem como temática de fundo a educação profissional (EP) no Brasil dos anos 1920 a 1950 com relevo para a atuação, a escrita e as representações do engenheiro-educador Francisco Montojos, que atuou na EP do Governo Federal de 1927 a 1961. Nas décadas de 1930 e 1940, o governo e lideranças do empresariado industrial envolveram-se com a redefinição das instituições e pedagogia da EP. Esse processo, marcado pela sistematização de ideias, disputas e mudanças, envolveu intelectuais e implicou na escrita de textos. O artigo identifica ideias em circulação, disputas e grupos de aliados. Situa a circulação de ideias do movimento Escola Nova no ambiente da EP, com destaque para a pedagogia dos trabalhos manuais. A empiria vasculhou fontes primárias, entre as quais, textos de Montojos. De modo auxiliar examinou também textos de outros intelectuais do círculo, como Lourenço Filho, Corinto da Fonseca e Roberto Mange. As questões e o tratamento dos achados foram inspirados nos termos da história dos intelectuais.
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