A educação profissional brasileira dos anos 1920 aos 1950 na escrita de Francisco Montojos (1900–1981)

Autores/as

  • José Geraldo Pedrosa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica (PPGET-CEFET-MG), Divinópolis, Minas Gerais, Brasil, jgpedrosa@uol.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63332

Resumen

O texto tem como temática de fundo a educação profissional (EP) no Brasil dos anos 1920 a 1950 com relevo para a atuação, a escrita e as representações do engenheiro-educador Francisco Montojos, que atuou na EP do Governo Federal de 1927 a 1961. Nas décadas de 1930 e 1940, o governo e lideranças do empresariado industrial envolveram-se com a redefinição das instituições e pedagogia da EP. Esse processo, marcado pela sistematização de ideias, disputas e mudanças, envolveu intelectuais e implicou na escrita de textos. O artigo identifica ideias em circulação, disputas e grupos de aliados. Situa a circulação de ideias do movimento Escola Nova no ambiente da EP, com destaque para a pedagogia dos trabalhos manuais. A empiria vasculhou fontes primárias, entre as quais, textos de Montojos. De modo auxiliar examinou também textos de outros intelectuais do círculo, como Lourenço Filho, Corinto da Fonseca e Roberto Mange. As questões e o tratamento dos achados foram inspirados nos termos da história dos intelectuais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Geraldo Pedrosa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica (PPGET-CEFET-MG), Divinópolis, Minas Gerais, Brasil, jgpedrosa@uol.com.br

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Pós-doutorado em Geografia Humana pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC-UFMG). Professor no Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (PPGET-CEFET-MG).

Publicado

2020-10-20

Cómo citar

PEDROSA, J. G. . A educação profissional brasileira dos anos 1920 aos 1950 na escrita de Francisco Montojos (1900–1981) . História Revista, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 246–266, 2020. DOI: 10.5216/hr.v25i2.63332. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/63332. Acesso em: 21 nov. 2024.