GESTÃO PEDAGÓGICA DE CURSOS DE LICENCIATURA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA REFLEXÃO

Autores

  • Glaucia Maria da Silva Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto
  • Noeli Prestes Padilha Rivas Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v36i2.16723

Palavras-chave:

Gestão Pedagógica na Educação Superior, Coordenação de Cursos de Graduação, Currículo, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões acerca de experiências na coordenação de cursos de graduação de formação de professores no contexto de uma universidade pública brasileira, enfocando elementos facilitadores e elementos limitantes de construção de um processo coletivo, tendo os projetos pedagógicos dos cursos como instrumentos de gestão. Entre os elementos facilitadores são apontados e analisados alguns dispositivos legais e cursos de formação docente, promovidos pela universidade, que enfocam o tema da gestão. Quanto aos limites, são mencionados, dentre outros, dificuldades de construção do trabalho coletivo, sobrecarga de trabalho dos docentes, condições de ofertas dos cursos de graduação, valorização e prioridade da pesquisa em detrimento do ensino.

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Publicado

2011-12-28

Como Citar

SILVA, G. M. da; RIVAS, N. P. P. GESTÃO PEDAGÓGICA DE CURSOS DE LICENCIATURA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA REFLEXÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 559–576, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i2.16723. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/16723. Acesso em: 28 nov. 2024.