Vol. 23 No. 2 (2012): Dossiê - Presença e Lugar da Filosofia na Educação Básica

					View Vol. 23 No. 2 (2012): Dossiê - Presença e Lugar da Filosofia na Educação Básica
Published: 2015-02-09

Artigos

  • Considerações sobre a responsabilidade do professor e o ensino de filosofia

    Vanessa Sievers de Almeida
    17-32
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33908
  • É possível ensinar a ética? Reflexões a partir da filosofia de Hannah Arendt

    Lílian do Valle
    33-62
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33909
  • Ensino de filosofia e resistência e sub-versões e

    Renata Lima Aspis
    63-77
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33911
  • Ce que les Grecs donnent à penser: la démesure de l’individualisme et le pari sur la prudence

    Sophie Klimis
    79-100
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33913
  • L’enseignement de la philosophie et le projet d’autonomie

    Philippe Caumières
    101-115
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33914
  • Filosofia e educação: autonomia e paideia platônica

    Luciene Maria Bastos
    117-131
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33915
  • O ensino da filosofia na educação básica como experiência do pensar

    Wanderley J. Ferreira Jr
    133-145
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33916
  • Filosofia e interdisciplinaridade no ensino médio

    Almiro Schulz
    147-159
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33919
  • Possibilidades e alternativas para o ensino de filosofia: (de)formar professores

    Rogério A. de Mello Basali
    161-170
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33918
  • Filosofia para adolescentes: uma proposta de inclusão da filosofia no ensino fundamental

    Márcio Divino de Oliveira
    171-186
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33920
  • Memória: as experiências de filosofia no segundo grau

    Maria Helena Barcellos Café
    187-201
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33921

Outros Artigos

  • Formação de professores de matemática e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação: entre uma abordagem instrumental e determinista

    Divina Rosângela de Souza Costa Dias, Joana Peixoto
    219-235
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33923
  • Percursos literários: uma ferramenta pedagógica e de promoção turística

    Ana Tavares, Ana Lavrador
    237-247
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33924
  • Poesia e cinema em sala de aula: uma leitura de Manoel de Barros

    Alexssandro Ribeiro Moura
    249-266
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33925