Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 23 No. 2 (2012): Dossiê - Presença e Lugar da Filosofia na Educação Básica
Vol. 23 No. 2 (2012): Dossiê - Presença e Lugar da Filosofia na Educação Básica
Published:
2015-02-09
Expediente
1
PDF (Português (Brasil))
Editorial
9-14
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Considerações sobre a responsabilidade do professor e o ensino de filosofia
Vanessa Sievers de Almeida
17-32
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33908
É possível ensinar a ética? Reflexões a partir da filosofia de Hannah Arendt
Lílian do Valle
33-62
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33909
Ensino de filosofia e resistência e sub-versões e
Renata Lima Aspis
63-77
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33911
Ce que les Grecs donnent à penser: la démesure de l’individualisme et le pari sur la prudence
Sophie Klimis
79-100
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33913
L’enseignement de la philosophie et le projet d’autonomie
Philippe Caumières
101-115
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33914
Filosofia e educação: autonomia e paideia platônica
Luciene Maria Bastos
117-131
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33915
O ensino da filosofia na educação básica como experiência do pensar
Wanderley J. Ferreira Jr
133-145
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33916
Filosofia e interdisciplinaridade no ensino médio
Almiro Schulz
147-159
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33919
Possibilidades e alternativas para o ensino de filosofia: (de)formar professores
Rogério A. de Mello Basali
161-170
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33918
Filosofia para adolescentes: uma proposta de inclusão da filosofia no ensino fundamental
Márcio Divino de Oliveira
171-186
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33920
Memória: as experiências de filosofia no segundo grau
Maria Helena Barcellos Café
187-201
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33921
Entrevistas
Entrevista com o Prof. Dr. José Sérgio Carvalho, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)
Carmelita Brito de Freitas Felício, Evandson Paiva Ferreira
203-216
PDF (Português (Brasil))
Outros Artigos
Formação de professores de matemática e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação: entre uma abordagem instrumental e determinista
Divina Rosângela de Souza Costa Dias, Joana Peixoto
219-235
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33923
Percursos literários: uma ferramenta pedagógica e de promoção turística
Ana Tavares, Ana Lavrador
237-247
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33924
Poesia e cinema em sala de aula: uma leitura de Manoel de Barros
Alexssandro Ribeiro Moura
249-266
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33925
Resenhas
FELÍCIO, C. B. de F. (Org.). Filosofia: entre o ensino e a pesquisa. Ensaios de formação. Goiânia: Edições Ricochete, 2012.
Marcelo Senna Guimarães
269-275
PDF (Português (Brasil))
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Developed By
Open Journal Systems