Filosofia para adolescentes: uma proposta de inclusão da filosofia no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33920Resumo
O presente artigo tem o objetivo de debater a importância da inclusão da filosofia no 9º ano do ensino fundamental. A análise da educação na atualidade demonstra que se vivem tempos de profundas crises e transformações. Com a inserção da filosofia no ensino médio, os alunos têm tido um contraponto, horizonte de sentido para vencer essas crises. Todavia não se pode afirmar o mesmo do ensino fundamental; falta uma legislação nacional específica que garanta a filosofia nessa fase da educação básica. As conclusões da pesquisa permitem compreender que diante do impasse da presença da filosofia no ensino fundamental apresenta-se como alternativa legal para a inserção dessa disciplina nesse setor da educação a proposta de trabalho com projetos interdisciplinares, tendo como norte os seguintes eixos: a) Filosofia para um pensar crítico e autônomo; b) Filosofia para uma práxis democrática e cidadã; c) Filosofia para uma vivência ética e ecológica na sociedade. A pesquisa é de natureza qualitativa, de finalidade básica e tipo descritiva. Quanto à estratégia e procedimentos metodológicos de coleta de dados orienta-se pela análise bibliográfica. Em relação aos referenciais teóricos, apoia-se no enfoque histórico-cultural.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-09
Como Citar
OLIVEIRA, M. D. de. Filosofia para adolescentes: uma proposta de inclusão da filosofia no ensino fundamental. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 171–186, 2015. DOI: 10.5216/rp.v23i2.33920. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/33920. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).