Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 23 n. 2 (2012): Dossiê - Presença e Lugar da Filosofia na Educação Básica
v. 23 n. 2 (2012): Dossiê - Presença e Lugar da Filosofia na Educação Básica
Publicado:
2015-02-09
Expediente
1
PDF
Editorial
9-14
PDF
Artigos
Considerações sobre a responsabilidade do professor e o ensino de filosofia
Vanessa Sievers de Almeida
17-32
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33908
É possível ensinar a ética? Reflexões a partir da filosofia de Hannah Arendt
Lílian do Valle
33-62
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33909
Ensino de filosofia e resistência e sub-versões e
Renata Lima Aspis
63-77
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33911
Ce que les Grecs donnent à penser: la démesure de l’individualisme et le pari sur la prudence
Sophie Klimis
79-100
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33913
L’enseignement de la philosophie et le projet d’autonomie
Philippe Caumières
101-115
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33914
Filosofia e educação: autonomia e paideia platônica
Luciene Maria Bastos
117-131
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33915
O ensino da filosofia na educação básica como experiência do pensar
Wanderley J. Ferreira Jr
133-145
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33916
Filosofia e interdisciplinaridade no ensino médio
Almiro Schulz
147-159
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33919
Possibilidades e alternativas para o ensino de filosofia: (de)formar professores
Rogério A. de Mello Basali
161-170
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33918
Filosofia para adolescentes: uma proposta de inclusão da filosofia no ensino fundamental
Márcio Divino de Oliveira
171-186
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33920
Memória: as experiências de filosofia no segundo grau
Maria Helena Barcellos Café
187-201
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33921
Entrevistas
Entrevista com o Prof. Dr. José Sérgio Carvalho, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)
Carmelita Brito de Freitas Felício, Evandson Paiva Ferreira
203-216
PDF
Outros Artigos
Formação de professores de matemática e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação: entre uma abordagem instrumental e determinista
Divina Rosângela de Souza Costa Dias, Joana Peixoto
219-235
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33923
Percursos literários: uma ferramenta pedagógica e de promoção turística
Ana Tavares, Ana Lavrador
237-247
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33924
Poesia e cinema em sala de aula: uma leitura de Manoel de Barros
Alexssandro Ribeiro Moura
249-266
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33925
Resenhas
FELÍCIO, C. B. de F. (Org.). Filosofia: entre o ensino e a pesquisa. Ensaios de formação. Goiânia: Edições Ricochete, 2012.
Marcelo Senna Guimarães
269-275
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems