Considerações sobre a responsabilidade do professor e o ensino de filosofia
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33908Resumo
Apresenta algumas considerações sobre a responsabilidade inerente à tarefa educativa do professor e sobre a relevância específica que essa responsabilidade ganha no ensino de filosofia. A partir de uma reflexão sobre o sentido da educação escolar baseada no pensamento de Hannah Arendt, sustenta-se que a tarefa do professor é introduzir seus alunos nos saberes e nas práticas do mundo público. A responsabilidade que essa tarefa acarreta é, como se discute, difícil de ser assumida num momento em que o mundo público se encontra em crise. Ressalta-se, contudo, que a ausência de um compromisso com o mundo impossibilitaria a própria educação. Finalmente o texto aponta para uma possível forma que esse vínculo com o mundo pode tomar no ensino de filosofia e indaga se a apresentação de conhecimentos pertencentes à tradição filosófica entra em conflito com a liberdade do aluno e com o desenvolvimento de sua capacidade de pensamento crítico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-09
Como Citar
ALMEIDA, V. S. de. Considerações sobre a responsabilidade do professor e o ensino de filosofia. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 17–32, 2015. DOI: 10.5216/rp.v23i2.33908. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/33908. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).