Considerações sobre a responsabilidade do professor e o ensino de filosofia

Autores/as

  • Vanessa Sievers de Almeida Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33908

Resumen

Apresenta algumas considerações sobre a responsabilidade inerente à tarefa educativa do professor e sobre a relevância específica que essa responsabilidade ganha no ensino de filosofia. A partir de uma reflexão sobre o sentido da educação escolar baseada no pensamento de Hannah Arendt, sustenta-se que a tarefa do professor é introduzir seus alunos nos saberes e nas práticas do mundo público. A responsabilidade que essa tarefa acarreta é, como se discute, difícil de ser assumida num momento em que o mundo público se encontra em crise. Ressalta-se, contudo, que a ausência de um compromisso com o mundo impossibilitaria a própria educação. Finalmente o texto aponta para uma possível forma que esse vínculo com o mundo pode tomar no ensino de filosofia e indaga se a apresentação de conhecimentos pertencentes à tradição filosófica entra em conflito com a liberdade do aluno e com o desenvolvimento de sua capacidade de pensamento crítico.

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Biografía del autor/a

Vanessa Sievers de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2015-02-09

Cómo citar

ALMEIDA, V. S. de. Considerações sobre a responsabilidade do professor e o ensino de filosofia. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 17–32, 2015. DOI: 10.5216/rp.v23i2.33908. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/33908. Acesso em: 16 ago. 2024.