Poesia e cinema em sala de aula: uma leitura de Manoel de Barros
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33925Resumo
Investiga formas produtivas de abordagem da língua portuguesa na educação básica, com o auxílio de linguagens artísticas diversas, fundamentalmente o cinema e a poesia. Partindo da perspectiva interdiscursiva e interdisciplinar preconizada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que resgata conceitos importantes sobre gêneros textuais e ensino, busca realizar uma análise da obra poética de Manoel de Barros, comparando elementos da imagem poética com elementos da imagem cinematográfica. A pesquisa tem em seu corpus de análise a poética de Manoel de Barros, mais detalhadamente as seguintes obras: Poemas concebidos sem pecado (1937), Compêndio para uso de pássaros (1960) e Concerto aberto para solos de ave (1991).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-09
Como Citar
MOURA, A. R. Poesia e cinema em sala de aula: uma leitura de Manoel de Barros. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 249–266, 2015. DOI: 10.5216/rp.v23i2.33925. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/33925. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).