Possibilidades e alternativas para o ensino de filosofia: (de)formar professores
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33918Resumo
Apresenta ações com o objetivo de problematizar a formação dos professores de filosofia, a partir de uma análise das experiências recentes vinculadas aos processos de formação de professores de filosofia na Universidade de Brasília. Parece relevante para essa análise distinguir entre os campos de ação e tipos de resultados aferidos nessas ações e em seus respectivos campos. Primeiramente é pensada a experiência no campo da formação continuada de professores e, posteriormente, a experiência em relação ao campo de ação vinculado exclusivamente à formação inicial de professores. A estratégia utilizada nos projetos e experiências em ambos os campos foi a da desconstrução de objetos, objetivos e objetividades, vinculada às experimentações de práticas singularizantes, por ora denominada como “(de)formação” de professores, num sentido mais próximo ao de “trans-formação”, ou de mudança da forma.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-09
Como Citar
BASALI, R. A. de M. Possibilidades e alternativas para o ensino de filosofia: (de)formar professores. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 161–170, 2015. DOI: 10.5216/rp.v23i2.33918. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/33918. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).