Formação de professores de matemática e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação: entre uma abordagem instrumental e determinista
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33923Resumo
Baseia-se em pesquisa de mestrado em educação (desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de Goiás [PUC]) que aborda as formas de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por professores do curso de licenciatura em matemática da PUC Goiás. Ele parte da análise da atual política brasileira de formação de professores, que propõe programas aligeirados, formando em massa professores polivalentes e competentes nas habilidades necessárias para torná-los produtivos para o mercado. No que diz respeito ao uso das TIC pelos professores pesquisados, observam-se práticas que oscilam entre a abordagem instrumental e a abordagem determinista, ora tomando as tecnologias como meios neutros, ora as considerando como portadoras de um novo paradigma pedagógico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-09
Como Citar
DIAS, D. R. de S. C.; PEIXOTO, J. Formação de professores de matemática e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação: entre uma abordagem instrumental e determinista. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 219–235, 2015. DOI: 10.5216/rp.v23i2.33923. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/33923. Acesso em: 10 nov. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).