Formação de professores de matemática e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação: entre uma abordagem instrumental e determinista

Autores

  • Divina Rosângela de Souza Costa Dias Senac Goiás
  • Joana Peixoto PUC Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33923

Resumo

Baseia-se em pesquisa de mestrado em educação (desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de Goiás [PUC]) que aborda as formas de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por professores do curso de licenciatura em matemática da PUC Goiás. Ele parte da análise da atual política brasileira de formação de professores, que propõe programas aligeirados, formando em massa professores polivalentes e competentes nas habilidades necessárias para torná-los produtivos para o mercado. No que diz respeito ao uso das TIC pelos professores pesquisados, observam-se práticas que oscilam entre a abordagem instrumental e a abordagem determinista, ora tomando as tecnologias como meios neutros, ora as considerando como portadoras de um novo paradigma pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Divina Rosângela de Souza Costa Dias, Senac Goiás

Professora da Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás. Mestre em educação.

Joana Peixoto, PUC Goiás

Professora do Programa de Pós ?Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Doutora em ciências da educação.

Downloads

Publicado

2015-02-09

Como Citar

DIAS, D. R. de S. C.; PEIXOTO, J. Formação de professores de matemática e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação: entre uma abordagem instrumental e determinista. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 219–235, 2015. DOI: 10.5216/rp.v23i2.33923. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/33923. Acesso em: 10 nov. 2024.