Filosofia para adolescentes: uma proposta de inclusão da filosofia no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33920Resumen
O presente artigo tem o objetivo de debater a importância da inclusão da filosofia no 9º ano do ensino fundamental. A análise da educação na atualidade demonstra que se vivem tempos de profundas crises e transformações. Com a inserção da filosofia no ensino médio, os alunos têm tido um contraponto, horizonte de sentido para vencer essas crises. Todavia não se pode afirmar o mesmo do ensino fundamental; falta uma legislação nacional específica que garanta a filosofia nessa fase da educação básica. As conclusões da pesquisa permitem compreender que diante do impasse da presença da filosofia no ensino fundamental apresenta-se como alternativa legal para a inserção dessa disciplina nesse setor da educação a proposta de trabalho com projetos interdisciplinares, tendo como norte os seguintes eixos: a) Filosofia para um pensar crítico e autônomo; b) Filosofia para uma práxis democrática e cidadã; c) Filosofia para uma vivência ética e ecológica na sociedade. A pesquisa é de natureza qualitativa, de finalidade básica e tipo descritiva. Quanto à estratégia e procedimentos metodológicos de coleta de dados orienta-se pela análise bibliográfica. Em relação aos referenciais teóricos, apoia-se no enfoque histórico-cultural.Descargas
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Publicado
2015-02-09
Cómo citar
OLIVEIRA, M. D. de. Filosofia para adolescentes: uma proposta de inclusão da filosofia no ensino fundamental. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 171–186, 2015. DOI: 10.5216/rp.v23i2.33920. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/33920. Acesso em: 19 dic. 2024.
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Artigos
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