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BLACK SCHOLARSHIP STUDENTS IN PUBLIC UNIVERSITIES: A CARTOGRAPHY OF (R)EXISTENCES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83102

Keywords:

Young Black People. Racial Quota Policy. Narratives. University.

Abstract

This article analyzes the difficulties in the inclusion process and the tactics for maintaining young black people who are quota students in public universities. It is an excerpt from the dissertation for a Master's Degree in Education, using Cartography (Deleuze; Guattari, 2011; Passos; Kastrup; Escóssia, 2020) in the documentary analysis and in the production of written and oral narratives of young people who are quota students. The research territory is the State University of Maranhão, Caxias Campus. The narratives revealed experiences of exclusion of black bodies in the inclusion processes, through the device of raciality to produce prejudice and discrimination based on skin color and the condition of quota students. However, they use a resistance strategy to remain based on the affirmation of identity, self-recognition as a subject of rights, and academic performance.

 

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Author Biographies

Samuel José Lima de Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil, samuel.jose@ufpi.edu.br

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGED-UFPI), da linha 3 (Educação, Diversidade/Diferença e Inclusão). Especialista em Supervisão, Gestão e Planejamento Escolar pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFACEMA). Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA Campus Caxias). Sou professor efetivo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMECTI) do município de Codó MA. Participo da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos do Piauí (REBEDH-PI); do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Cidadania (NEPEGECI) e do Laboratório de Experiência e Criação do Educar em Direitos Humanos (LECEDH), cujo os estudos aproveitados desses núcleos cimentam a fundamentação teórica necessária para a construção da minha pesquisa de mestrado em Política de Cotas e a Trajetória de Jovens Negros Cotistas. Meus temas de interesse são: Corpo-território negro, Ações Afirmativas, Política de Cotas, Juventude Negra, Educar em Direitos Humanos, Relações Étnico-raciais, Políticas Públicas Educacionais, Experiências e Escrivivências.

Maria do Socorro Borges da Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil, msocorrobs@ufpi.edu.br

Doutora em Educação, mestre em Ciências da Educação, especialista em História Política Contemporânea e licenciada em História. Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Centro de Ciências da Educação (UFPI- CCE) no Programa de Pós-Graduação em Educação ( PPGED/UFPI) e no Departamento de Fundamentos de Educação (DEFE) com docência na área dos estudos de Fundamentos Históricos e Sociológicos da Educação e Relações Étnico-Raciais e de Gênero. É coordenadora Estadual da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos no Piauí (ReBEDH-PI), Membro da coordenação nacional da ReBEDH. Coordena o Curso de Formação de Educação em Direitos Humano: uma transversalidade cultural na Educação Básica, numa parceria entre SECADI/MEC, UFPI e REBEDH. Ciou o "Laboratório de Experiências e Criações do Educar em Direitos Humanos" (LECedh), participou do Grupo de Trabalho de Enfrentamento da Violência de Gênero - UFPI. Integra o Núcleo de "Educação, Gênero e Cidadania" (NEPEGECI/UFPI), dentre outros coletivos institucionais e participou do Observatório de Juventude, Violência e Cultura de Paz (OBJUVE/UFPI) . Pesquisa os processos de experiência e criação na Educação em Direitos Humanos de crianças, adolescentes e jovens, questões das diversidades étnico-raciais de gênero, com foco para os povos originários indígenas e quilombolas, mulheres e ações afirmativas e politicas de inclusão de sujeitos, instituições, práticas educativas e movimentos sociais micro políticos, com abordagens metodológicas inovadoras, inventivas, interventivas e cartográficas, como também, ligadas às narrativas, memoria e historia. Tem uma trajetória na docência, gestão e coordenação de projetos na educação básica, superior, popular e comunitárias, principalmente na Educação em Direitos Humanos. Tem experiências de trabalhos de pesquisa e extensão em territórios sociais, entrelugares demarcados pelas violências e superações de seus conflitos, como alternativas experienciais de potencialidades na fronteira entre Maranhão e Piauí. É escritora, poeta e sociopoética, participando de coletivos nacionais literários. É membro do Instituto Histórico Geográfico de Caxias (IHGC), sua cidade de origem.

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Published

2025-09-08

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How to Cite

LIMA DE CARVALHO, Samuel José; BORGES DA SILVA, Maria do Socorro. BLACK SCHOLARSHIP STUDENTS IN PUBLIC UNIVERSITIES: A CARTOGRAPHY OF (R)EXISTENCES. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 493–508, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.83102. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/83102. Acesso em: 5 dec. 2025.

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