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EL PRINCIPIO PEDAGÓGICO DE LA ESPERANZA EN LAS VOCES DE LOS JÓVENES TRABAJADORES DE CURSOS PREUNIVERSITARIOS POPULARES

Autores/as

  • Marcia Alvarenga Univeridade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,Brasil, msalvarenga@uol.com.br https://orcid.org/0000-0002-8686-9844
  • Monica Paiva Volpato Santos Univeridade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,Brasil, monicavolpato19@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-5069-6187
  • Alex Luiz de Oliveira Vieira Univeridade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,Brasil, professor.alexvieira@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82561

Palabras clave:

Principio Pedagógico de la Esperanza, ; Sueños de los jóvenes, Cursos preuniversitarios populares, Trabajadores jóvenes

Resumen

Resultado de una investigación realizada en dos cursos preparatorios populares del la Región Metropolitana de Río de Janeiro, se parte del supuesto de que los mismos son expresiones de la producción histórico-social de la dualidad educativa brasileña. El objetivo es analizar los sueños de los jóvenes trabajadores con relaciones laborales precarias que acuden a estas iniciativas. La investigación cualitativa se basó en los principales conceptos de Ernst Bloch y Paulo Freire. Las entrevistas a los jóvenes fueron analizadas desde una perspectiva crítica del lenguaje, a través de la cual se buscó comprender el principio pedagógico de la esperanza como acción de los sueños despiertos de los jóvenes para acceder a la universidad.  Los resultados apuntan a la relevancia de reflexionar sobre los limites e posibilidades de los cursos preparatorios populares en el contexto de la reforma de la educación secundaria y la perspectiva de los sueños como conciencia anticipatoria que orienta los sentidos de los jóvenes para su accionar en el mundo.

Palabras clave: Principio Pedagógico de la Esperanza; Sueños de los jóvenes; Cursos preuniversitarios populares; Trabajadores jóvenes

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Biografía del autor/a

Marcia Alvarenga, Univeridade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,Brasil, msalvarenga@uol.com.br

Professora associada da UERJ. Doutora em Educação pela UFRJ (2003), atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Foi membro titular do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da UERJ (2012-1014 e 2014-2016). Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (PPEJAT/CNPq). Pós-Doutorado em Educação pela UFMG (CNPq) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Évora. Integra o Programa de extensão e pesquisa Vozes da Educação: Políticas, História e Memória das escolas. Exerceu a vice coordenação do GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas da ANPED (2019-2023). É Procientista da UERJ com bolsa de produtividade Faperj/UERJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e educação em periferias urbanas, educação de jovens e adultos trabalhadores, poder local, direito à educação e movimentos sociais.

Monica Paiva Volpato Santos, Univeridade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,Brasil, monicavolpato19@gmail.com

Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Participa do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (PPEJAT/CNPq). Pesquisadora bolsista Uerj ( 2023 - 2024), estuda o movimento de Pré-vestibular Comunitário e suas relações com a dualidade educacional e desigualdade social com ênfase na juventude trabalhadora, atuando principalmente nos seguintes campos: Educação de jovens e adultos trabalhadores; educação popular, direito à educação e movimentos sociais.

Alex Luiz de Oliveira Vieira, Univeridade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,Brasil, professor.alexvieira@gmail.com

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDU/UERJ). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisador do projeto: "Tecendo diálogos e produzindo conhecimento: juventude, favela, promoção da saúde e educação superior", da Coordenação de Cooperação Social Fiocruz. Membro do Grupo de Pesquisa PPEJAT (Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos da Classe Trabalhadora). Tem interesse em História do Brasil República, em Ensino de História da África e dos Afro-brasileiros e em Educação Popular, com ênfase em Pré-Vestibular Populares.

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Acesso em 03 de mar. 2010.

Publicado

2025-09-08 — Actualizado el 2025-10-02

Versiones

Cómo citar

ALVARENGA, Marcia; PAIVA VOLPATO SANTOS, Monica; DE OLIVEIRA VIEIRA, Alex Luiz. EL PRINCIPIO PEDAGÓGICO DE LA ESPERANZA EN LAS VOCES DE LOS JÓVENES TRABAJADORES DE CURSOS PREUNIVERSITARIOS POPULARES. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 447–462, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82561. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82561. Acesso em: 5 dic. 2025.

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