Violência e juventude em Goiás: narrativas dos jovens de escolas públicas

Autores

  • Miriam Fábia Alves Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Educação (FE), Goiânia, Goiás, Brasil, miriamfabia@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i2.52504

Resumo

Objetivamos analisar a narrativa dos jovens das escolas públicas de Goiás acerca das relações entre violência e juventudes. As narrativas foram obtidas por meio da realização de rodas de conversa e questionário com 271 jovens do 3o ano do ensino médio de escolas estaduais em quatro cidades goianas marcadas por altos índices de violência: Aparecida de Goiânia, Goiânia, Luziânia e Rio Verde. Pode-se concluir que as narrativas dos jovens revelam matizes importantes para compreender o fenômeno da violência juvenil, pois de um lado ecoa o discurso hegemônico de que o jovem é violento, e de outro, narrativas que reconhecem os jovens como vítimas do sistema e apontam a importância das instituições e da ação estatal para o enfrentamento da violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Fábia Alves, Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Educação (FE), Goiânia, Goiás, Brasil, miriamfabia@gmail.com

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

FÁBIA ALVES, M. . Violência e juventude em Goiás: narrativas dos jovens de escolas públicas. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 433–449, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i2.52504. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/52504. Acesso em: 18 nov. 2024.