Violência e juventude em Goiás: narrativas dos jovens de escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v43i2.52504Resumen
Objetivamos analisar a narrativa dos jovens das escolas públicas de Goiás acerca das relações entre violência e juventudes. As narrativas foram obtidas por meio da realização de rodas de conversa e questionário com 271 jovens do 3o ano do ensino médio de escolas estaduais em quatro cidades goianas marcadas por altos índices de violência: Aparecida de Goiânia, Goiânia, Luziânia e Rio Verde. Pode-se concluir que as narrativas dos jovens revelam matizes importantes para compreender o fenômeno da violência juvenil, pois de um lado ecoa o discurso hegemônico de que o jovem é violento, e de outro, narrativas que reconhecem os jovens como vítimas do sistema e apontam a importância das instituições e da ação estatal para o enfrentamento da violência.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.