Ação política e consciência de classe de jovens no processo de luta pela moradia em Uberlândia - MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.46028

Resumo

O presente trabalho apresenta como recorte alguns resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação que buscou analisar modos de vida de jovens de uma ocupação urbana de Uberlândia – MG. Ancorado no materialismo histórico como dimensão epistemológica, partiu-se de um diálogo com a sociologia da juventude com dados institucionais e empíricos produzidos a partir de um survey descritivo e entrevistas de história oral. O artigo apresenta a relação dos jovens com o movimento de ocupação, o Movimento Sem-Teto do Brasil (MSTB), assim como a percepção dos jovens sobre a política de maneira geral. Dessa forma, conclui-se apresentando traços de consciência de classe, assim como situações de classe vividas a partir de experiências comuns, que conferem uma unidade da diversidade da juventude da classe trabalhadora, neste caso em processo de luta pela moradia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Gonsalves Fávero, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, faverodg@gmail.com

Sergio Paulo Morais, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, moraissp@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

GONSALVES FÁVERO, D.; PAULO MORAIS, S. Ação política e consciência de classe de jovens no processo de luta pela moradia em Uberlândia - MG. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 202–218, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i1.46028. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/46028. Acesso em: 15 set. 2024.