Ação política e consciência de classe de jovens no processo de luta pela moradia em Uberlândia - MG
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.46028Resumen
O presente trabalho apresenta como recorte alguns resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação que buscou analisar modos de vida de jovens de uma ocupação urbana de Uberlândia – MG. Ancorado no materialismo histórico como dimensão epistemológica, partiu-se de um diálogo com a sociologia da juventude com dados institucionais e empíricos produzidos a partir de um survey descritivo e entrevistas de história oral. O artigo apresenta a relação dos jovens com o movimento de ocupação, o Movimento Sem-Teto do Brasil (MSTB), assim como a percepção dos jovens sobre a política de maneira geral. Dessa forma, conclui-se apresentando traços de consciência de classe, assim como situações de classe vividas a partir de experiências comuns, que conferem uma unidade da diversidade da juventude da classe trabalhadora, neste caso em processo de luta pela moradia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.