A RELAÇÃO ENTRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR E O DESIGN PARTICIPATIVO APLICADA À ASSESSORIA TÉCNICA DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL (ATHIS)
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79561Mots-clés :
Educação Popular; Design Participativo; Arquitetura; Metodologia.Résumé
O presente ensaio tem por objetivo refletir sobre a educação popular e o design participativo no contexto da assistência técnica em Arquitetura, enfatizando os aspectos ligados aos métodos participativos e colaborativos. O estudo adotou como procedimento metodológico a revisão bibliográfica para a compreensão dos temas levantados. Foi identificado que a educação popular freiriana e o design participativo se assemelham em termos de práticas. Para os profissionais de assessoria técnica, ambos servem para promover inclusão e o diálogo, de modo a fortalecer a construção coletiva, a autonomia das comunidades e a compreensão das necessidades latentes. A partir do ensaio, foi compreendido que essas abordagens apresentam o potencial para melhorar o engajamento da comunidade e aprimorar as soluções de projetos, em prol da vida e habitação social de moradores de comunidades periféricas.
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