PEDAGOGINGA: PROCESSOS EDUCATIVOS E LUTA ANTIRRACISTA A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL EU SOU ANGOLEIRO – BELÉM-PA
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79498Mots-clés :
Capoeira Angola; Decoloniality Educational Processes; Pedagogy.Résumé
Este artigo é fruto de uma pesquisa de Mestrado em Educação que analisou os processos educativos da Capoeira Angola, a partir das vivências da Associação Cultural Eu Sou Angoleiro, em Belém-Pa. Objetivamos, assim, compreender como os processos educativos dessa manifestação possibilitam aos sujeitos aprendizes a construção de saberes e atitudes de resistência às colonialidades e sua contribuição à luta antirracista, configurando-se numa pedagogia decolonial. Este trabalho tem como base teórico-metodológica a investigação-ação participativa e os estudos decoloniais e afrocentrados. Como resultados, identificamos nos processos educativos da capoeira angola uma pedagogia ancorada na cosmovisão africana, que se contrapõe às colonialidades, problematizando-as e fazendo das resistências incorporadas nessa manifestação estratégias de luta antirracista e transformação social, a pedagoginga.
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