A UNIVERSIDADE E A FAVELA: HIERARQUIA SOCIAL E GUERRA DE MEMÓRIAS
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55638Mots-clés :
Universidade de São Paulo. Favela. Memória Histórica. Conflitos Sociais.Résumé
O presente artigo tem por objetivo apresentar elementos que caracterizam o olhar lançado por parte dos frequentadores da Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP) para crianças e adolescentes moradores da Favela São Remo, vizinha ao campus universitário, a fim de compreender o modo como a hierarquia social, que perpassa a constituição de ambos os grupos, interfere na produção das memórias sobre a própria interação ocorrida entre eles. A análise foi elaborada a partir do caso da morte de Daniel Pereira de Araújo, adolescente de 15 anos, morador da Favela São Remo, que desapareceu quando brincava no campus da universidade, em novembro de 1997.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.