O GÊNERO EM DISPUTA: AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA DEMANDA LGBT NA ESCOLA
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.48981Mots-clés :
Escola. Gênero. Disputas políticas. Invisibilidade e representação LGBTRésumé
Este artigo apresenta a questão LGBT e suas demandas à educação como tema central. Objetiva apontar as ausências, assim como as presenças de temas relacionados a gênero no campo educacional que são caros e objeto de disputa à cidadania LGBT. Traz a experiência de pesquisa realizada em cinco municípios do Agreste Pernambuco na tentativa de identificar tais ausências e presenças. Adotou uma metodologia de pesquisa qualitativa, e como estratégia de coleta de dados fez uso de entrevistas semiestruturadas e formulários. Os resultados apontam para o alinhamento das experiências escolares às nossas premissas teóricas no que diz respeito às políticas educacionais, práticas escolares e representação docente; mas fazem emergir informações importantes e originais nascidas das particularidades de cada contexto analisado.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.