O LUGAR DA PEDAGOGIA NO MUNDO CIENTÍFICO E O PAPEL DAS DISCIPLINAS DE BASE

Auteurs-es

  • Bruno Gonçalves Borges Professor do Departamento de Educação do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás UFG
  • Décio Gatti Júnior Professor de História da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual: coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (NEPHE); participa do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU)

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.20826

Mots-clés :

História da Educação, Pedagogia Científica, Experiência, Experimento

Résumé

O artigo a seguir trata da abordagem histórica da constituição ou pretensão constitutiva da pedagogia enquanto ciência da educação. Tem como objetivo, analisar, por meio da bibliografia especializada, sobretudo de História da Educação/Pedagogia, as ações afirmativas do modelo clássico de ciência que se impôs à pedagogia já no século XX. O método utilizado para essa investigação esteve centrado na análise comparativa das obras e na identificação das matrizes do pensamento pedagógico. Percebe-se que, com tal empreendimento, a pedagogia obteve resultados diferentes do esperado, derivando, muitas vezes, no esvaziamento da própria reflexão pedagógica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Bruno Gonçalves Borges, Professor do Departamento de Educação do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás UFG

Licenciado em Pedagogia (2010) pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrando em Educação (2011-2012) na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação pela mesma instituição, onde desenvolve pesquisa relacionada ao ensino de História da Educação. Professor substituto no Departamento de Educação da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Disciplina História da Educação - GEPEDHE. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação: Filosofia da Educação, História da Educação e Sociologia da Educação.

Décio Gatti Júnior, Professor de História da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual: coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (NEPHE); participa do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU)

Décio Gatti Júnior é graduado em História e em Pedagogia. Mestre e Doutor em Educação História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio pós-doutoral realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq - Nível 1D. Beneficiário do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG. Membro da Câmara de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes (SHA) da FAPEMIG (2008-2012). ; edita os periódicos: "Educação e Filosofia" e "Cadernos de História da Educação". Autor do livro A escrita escolar da História (Edusc/Edufu, 2004). Organizador, em parceria com José Carlos Souza Araújo, do livro Novos Temas em História da Educação (Autores Associados/Edufu, 2002); em parceria com Geraldo Inácio Filho, do livro História da Educação em Perspectiva (Autores Associados/Edufu, 2005); em parceria com Joaquim Pintassilgo, do livro Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino em História da Educação (Edufu, 2007); em parceria com Carlos Monarcha e Maria Helena Camara Bastos, do livro O Ensino de História da Educação em Perspectiva Internacional (Edufu, 2009); em parceria com Selva Guimarães Fonseca, do livro Perspectivas do Ensino de História (Edufu, 2011), em parceria com Marta Maria Chagas de Carvalho, do livro O Ensino de História da Educação (EDUFES/SBHE, 2011); em parceria com Eurize Caldas Pessanha, do livro Tempo de cidade, lugar de escola. História, ensino e cultura escolar em escolas exemplares (Edufu, 2012) . Possui ainda diversas publicações de capítulos, artigos em periódicos e trabalhos completos em anais. Membro e sócio fundador da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), membro do Grupo de Trabalho em História da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional de História (ANPUH), membro do GT- Uberlândia do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História das Instituições Educacionais, História das Disciplinas Escolares, Ensino de História e Livro Didático.

Téléchargements

Publié-e

2013-12-20

Comment citer

BORGES, B. G.; GATTI JÚNIOR, D. O LUGAR DA PEDAGOGIA NO MUNDO CIENTÍFICO E O PAPEL DAS DISCIPLINAS DE BASE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 3, p. 573–592, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i3.20826. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20826. Acesso em: 11 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos