GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.48855Palabras clave:
Gênero, ensino, geografia, livros didáticos.Resumen
Esta pesquisa procura contribuir com os estudos que articulam a temática educação, gênero e ensino de Geografia, com a finalidade de compreender o papel do livro didático na construção da desigualdade de gênero. O estudo trata das representações imagéticas da mulher disseminadas nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio. Para esta pesquisa escolhemos como objeto de estudo o livro didático de Geografia intitulado Conexões (vol. 1, 2 e 3) da Editora Moderna, que tem como autoras/es: Lygia Terra, Regina Araújo e Raul Borges Guimarães, distribuído no ano de 2010 nas escolas da rede pública estadual da cidade de Criciúma (SC/Brasil). As imagens analisadas reforçam a divisão sexual do trabalho, no qual as mulheres aparecem executando tarefas repetitivas, que exigem paciência e habilidades manuais, consideradas tradicionalmente tarefas femininas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.