INTERFACES ENTRE A PEDAGOGIA SOVIÉTICA E O DECOLONIALISMO: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83129Palavras-chave:
Pedagogia Soviética. Decolonialismo. Educação Especial. Pesquisa Bibliográfica.Resumo
O texto enlaça a pedagogia soviética e o movimento decolonial evidenciando as interfaces, em ambas, no trato para com a educação especial. Operacionalmente, a pesquisa foi realizada em base bibliográfica, pautada por uma metodologia dialética, adotando o procedimento analítico-reconstrutivo, aplicado sobre um corpus de textos bibliográficos que embasam tanto a Pedagogia Soviética, quanto o movimento decolonial, buscando pontos para discutir a educação especial. Em seu desenvolvimento, apresenta a caracterização da Pedagogia Soviética ou Pensamento Soviético, apontando representantes intelectuais e diferenciando-a da Pedagogia Socialista Soviética; sumariza o movimento decolonial e posiciona argumentos de ambos, evidenciando emparelhamentos e interfaces em razão da educação especial. Conclui que há pontos de interface entre ambas as perspectivas apresentadas, sendo que as leituras decoloniais compatibilizadas com a perspectiva da Pedagogia Soviética podem, tempestivamente, auxiliar na tecitura de outras percepções, encaminhamentos e práticas sobre a educação especial.
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