TEORIA CRÍTICA, FORMAÇÃO, INDIVÍDUO E PRECONCEITO: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DA REGIÃO NORTE (PA/BR)

Autores

  • José Leon Crochík Instituto de Psicologia da USP
  • Rosely Giordano Instituto de Ciências da Educação da UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.20931

Palavras-chave:

Teoria Crítica da Sociedade. Formação. Preconceito. Educação Inclusiva.

Resumo

O tema deste artigo – vinculado à pesquisa Educação e Políticas Públicas: exclusão social e educação inclusiva em escolas da região Norte (PA/BR), que constitui um dos subprojetos abrigados na investigação Preconceito em relação aos ‘incluídos’ na educação inclusiva, em curso em nível (inter) nacional – incide sobre a questão da educação inclusiva. Elegemos como problema para discussão o da relação entre exclusão e inclusão social, no sentido de pensarmos – fundamentando-nos em fontes documentais, em artigos e/ou obras afins, bem como em dados empíricos já coletados – se outras formas de exclusão podem ter origem (tendência intencional ou não) nas atuais formas/conteúdos da inclusão, dada a existência do preconceito, tomado como hipótese central da referida pesquisa. Importa-nos contribuir para a formação (no sentido atribuído a esse conceito pelos frankfurtianos) dos trabalhadores da educação haja vista a importância do enfrentamento de atitudes preconceituosas no interior do processo educativo formal. Os resultados parciais da pesquisa indicam a relevância da teoria para a compreensão do objeto de que nos ocupamos, isto é, o preconceito que pode recair sobre os alunos considerados em situação de inclusão nas escolas regulares, bem como para a da leitura que sobre a educação inclusiva se tem feito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Leon Crochík, Instituto de Psicologia da USP

Professor Titular do Departamento da psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade da USP; estudioso da Teoria Crítica da Sociedade

Rosely Giordano, Instituto de Ciências da Educação da UFPA

Professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará.

Doutora em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP.

Mestre em Educação pela PUC-SP

Filósofa pela PUC-SP

Downloads

Publicado

2015-12-26

Como Citar

CROCHÍK, J. L.; GIORDANO, R. TEORIA CRÍTICA, FORMAÇÃO, INDIVÍDUO E PRECONCEITO: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DA REGIÃO NORTE (PA/BR). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 3, p. 607–642, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i3.20931. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20931. Acesso em: 13 set. 2024.