TEORIA CRÍTICA, FORMAÇÃO, INDIVÍDUO E PRECONCEITO: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DA REGIÃO NORTE (PA/BR)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.20931Palavras-chave:
Teoria Crítica da Sociedade. Formação. Preconceito. Educação Inclusiva.Resumo
O tema deste artigo – vinculado à pesquisa Educação e Políticas Públicas: exclusão social e educação inclusiva em escolas da região Norte (PA/BR), que constitui um dos subprojetos abrigados na investigação Preconceito em relação aos ‘incluídos’ na educação inclusiva, em curso em nível (inter) nacional – incide sobre a questão da educação inclusiva. Elegemos como problema para discussão o da relação entre exclusão e inclusão social, no sentido de pensarmos – fundamentando-nos em fontes documentais, em artigos e/ou obras afins, bem como em dados empíricos já coletados – se outras formas de exclusão podem ter origem (tendência intencional ou não) nas atuais formas/conteúdos da inclusão, dada a existência do preconceito, tomado como hipótese central da referida pesquisa. Importa-nos contribuir para a formação (no sentido atribuído a esse conceito pelos frankfurtianos) dos trabalhadores da educação haja vista a importância do enfrentamento de atitudes preconceituosas no interior do processo educativo formal. Os resultados parciais da pesquisa indicam a relevância da teoria para a compreensão do objeto de que nos ocupamos, isto é, o preconceito que pode recair sobre os alunos considerados em situação de inclusão nas escolas regulares, bem como para a da leitura que sobre a educação inclusiva se tem feito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.