TEORIA CRÍTICA, FORMAÇÃO, INDIVÍDUO E PRECONCEITO: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DA REGIÃO NORTE (PA/BR)
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.20931Mots-clés :
Teoria Crítica da Sociedade. Formação. Preconceito. Educação Inclusiva.Résumé
O tema deste artigo – vinculado à pesquisa Educação e Políticas Públicas: exclusão social e educação inclusiva em escolas da região Norte (PA/BR), que constitui um dos subprojetos abrigados na investigação Preconceito em relação aos ‘incluídos’ na educação inclusiva, em curso em nível (inter) nacional – incide sobre a questão da educação inclusiva. Elegemos como problema para discussão o da relação entre exclusão e inclusão social, no sentido de pensarmos – fundamentando-nos em fontes documentais, em artigos e/ou obras afins, bem como em dados empíricos já coletados – se outras formas de exclusão podem ter origem (tendência intencional ou não) nas atuais formas/conteúdos da inclusão, dada a existência do preconceito, tomado como hipótese central da referida pesquisa. Importa-nos contribuir para a formação (no sentido atribuído a esse conceito pelos frankfurtianos) dos trabalhadores da educação haja vista a importância do enfrentamento de atitudes preconceituosas no interior do processo educativo formal. Os resultados parciais da pesquisa indicam a relevância da teoria para a compreensão do objeto de que nos ocupamos, isto é, o preconceito que pode recair sobre os alunos considerados em situação de inclusão nas escolas regulares, bem como para a da leitura que sobre a educação inclusiva se tem feito.
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