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MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DE ESPANHOL RELACIONADO À MIGRAÇÃO E XENOFOBIA: PROCESSO DE CRIAÇÃO E ANÁLISE

Autores

  • Julian David Gonzalez Moreno Universidade Federal da Integração Latino-americana

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83101

Palavras-chave:

Material Didático. Formação Docente. Migração. Xenofobia. Educação Linguística.

Resumo

Dentro das variadas ferramentas que os/as docentes na educação linguística no ensino de línguas estrangeiras têm, encontramos os materiais didáticos como elementos de grande valor tanto para o exercício desse labor como para os/as estudantes que encontrarão neles aprendizados de valor para sua formação e compreensão do mundo. Nesse artigo será analisado um material didático criado dentro do curso de Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras (LEPLE) da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA) junto ao programa de Residência Pedagógica (CAPES), à luz de abordagens discursivas e da educação linguística no ensino de espanhol. Serão feitas reflexões sobre a trajetória como estudante e pesquisador estrangeiro no Brasil; e como docente em formação, aportando um olhar desde a autobiografia e a própria experiência.

 

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Publicado

2025-09-08

Versões

Como Citar

GONZALEZ MORENO, Julian David. MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DE ESPANHOL RELACIONADO À MIGRAÇÃO E XENOFOBIA: PROCESSO DE CRIAÇÃO E ANÁLISE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 588–605, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.83101. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/83101. Acesso em: 5 dez. 2025.

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