A LITERATURA INFANTIL NO BRASIL: POSSIBILIDADES FORMATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v28i2.1456Resumo
Este artigo aborda questões relativas à literatura infantil e suas possibilidades formativas, visando a pôr em questão as contradições presentes já na origem histórica desse gênero: sua pretensão literária, sua vinculação com a pedagogia, sua vocação autoritária, sua condição de mercadoria e suas possibilidades de formação, humanização e emancipação. De acordo com Marisa Lajolo, Regina Zilberman e Lígia Cademartóri Magalhães, autoras cujas produções sustentam a discussão aqui realizada, a literatura infantil pode contribuir para uma formação voltada para a autonomia desde que apresente uma construção de fato literária.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.