A LITERATURA INFANTIL NO BRASIL: POSSIBILIDADES FORMATIVAS

Autores/as

  • Rúbia de Cássia Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v28i2.1456

Resumen

Este artigo aborda questões relativas à literatura infantil e suas possibilidades formativas, visando a pôr em questão as contradições presentes já na origem histórica desse gênero: sua pretensão literária, sua vinculação com a pedagogia, sua vocação autoritária, sua condição de mercadoria e suas possibilidades de formação, humanização e emancipação. De acordo com Marisa Lajolo, Regina Zilberman e Lígia Cademartóri Magalhães, autoras cujas produções sustentam a discussão aqui realizada, a literatura infantil pode contribuir para uma formação voltada para a autonomia desde que apresente uma construção de fato literária.

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Publicado

2007-08-14

Cómo citar

OLIVEIRA, R. de C. A LITERATURA INFANTIL NO BRASIL: POSSIBILIDADES FORMATIVAS. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 219–235, 2007. DOI: 10.5216/ia.v28i2.1456. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1456. Acesso em: 18 sep. 2024.