AS RESSONÂNCIAS INTERPRETATIVAS EM LEITURAS COMPARTILHADAS POR CRIANÇAS: ENTRE AS FALAS E OS SILÊNCIOS1
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83021Palavras-chave:
Leitura Compartilhada; Silêncios; Leitura Literária; Cartografia.Resumo
Este artigo apresenta reflexões preliminares de uma pesquisa que teve como objetivo cartografar os silêncios que emergem durante mediações de leitura em uma escola da rede pública e buscou compreender como as crianças, inseridas em determinados contextos, são afetadas pelos textos e pelas dinâmicas de interação. Para isso, a análise concentrou-se na relação entre as falas e os silêncios das crianças durante esses momentos de mediação. A pesquisa destaca que os silêncios desempenham uma função crucial na construção de significados, servindo como espaços de reflexão e interpretação. O estudo se fundamenta em referenciais teóricos como Bajour (2012, 2023), Orlandi (2007), Chambers (2023), Larrosa (2015) e Yunes e Oswald (2004), reforçando a importância de valorizar tanto as falas quanto os silêncios como elementos constitutivos da leitura.
Downloads
Referências
ANDRUETTO, M.T..Por uma literatura sem adjetivos. Brasil: Pulo do Gato, 2012.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
BAJOUR, C. Cartografia dos encontros: literatura, silêncio e mediação. São Paulo: Selo Emilia, 2023.
CHAMBERS, A. Diga-me. As crianças, a leitura e a conversa. São Paulo: Cortez, 2023.
COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2022.
CUARTAS, Á; DIPACHO. Tartarugas. Rio de Janeiro: Companhia das Letrinhas, 2023.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. v. 1.
DELEUZE, G. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 2011.
FREITAS, M.T.A.. No discurso de adolescentes, aspirativas de leitura e escrita na escola. In: YUNES, E.; OSWALD, M.L. (org.). A experiência da leitura. São Paulo: Loyola, 2004. p. 23-39.
KASTRUP, V. A atenção cartográfica e o gosto pelos problemas. Revista Polis e Psique, v. 9, n. 2, p. 99-106, 2019.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
ORLANDI, E.P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Unicamp, 2007.
PASSOS, E.; BARROS, R. B. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.et al. (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020.
PASSOS, E. et al. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020.
SENDAK, M. Onde vivem os monstros. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.
YUNES, E.; OSWALD, M.L. (org.). A experiência da leitura. São Paulo: Loyola, 2004.
Mini Bio
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-10-31 (4)
- 2025-10-02 (3)
- 2025-10-01 (2)
- 2025-09-08 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernanda Caetano, Ana Carolina da Silva Coelho, Leila de Carvalho Mendes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



